As finais da 60ª edição dos Jogos Universitários do Paraná (JUPS), realizada neste sábado (28) em Apucarana, com mais de 200 atletas de 10 instituições de ensino superior de todo o Estado, foi muito comemorada pelo prefeito Junior da Femac. Ele acompanhou durante todo o dia as competições de atletismo, natação, futsal e basquetebol (masculino e feminino).

Junior da Femac passou pelos complexos esportivos Lagoão, Estação Cidadania e Áureo Caixote, conversou com atletas e dirigentes de várias cidades. O prefeito também participou de solenidades de premiação aos melhores colocados de cada modalidade. Pela manhã, o prefeito esteve no Complexo Esportivo Lagoão, onde assistiu provas do atletismo e da natação. E à tarde assistiu a final do futsal masculino no “Estação Cidadania” e uma partida pelo basquetebol masculino no Ginásio “Áureo Caixote”.

“Foi maravilhoso acompanhar de perto este grande evento esportivo realizado em Apucarana. Foi o retorno do esporte em nossa cidade, após a superação do estágio mais difícil da pandemia. Podemos ver em ação atletas de ponta em todas as modalidades, inclusive competidores de nível nacional e internacional. Tivemos todos os cuidados com os protocolos de saúde e com certeza a 60ª edição dos JUPS foi um sucesso”, destacou o prefeito Junior da Femac.

O Complexo Estação Cidadania, no Parque Japira, sediou pela primeira vez uma competição. “O ginásio é fruto das Olimpíadas do Rio de Janeiro de 2016 e faz parte do legado olímpico brasileiro, uma obra feita aqui em Apucarana e que é a nossa nova praça esportiva”, pontuou Junior.

O professor José Marcelino da Silva, o “Grillo”, secretário municipal de Esportes de Apucarana, agradeceu ao prefeito Junior da Femac e a toda sua equipe de trabalho pela realização dos jogos. “Foram vários dias de preparação e graças a Deus nós conseguimos proporcionar uma excelente estrutura para os Jogos Universitários aos atletas, técnicos, dirigentes, árbitros e a todos os coordenadores da Paraná Esporte e da Federação Paranaense de Desportos Universitários. Com pandemia e tudo nós conquistamos mais uma medalha de ouro para a nossa querida Apucarana”, avaliou Grillo.

Para o presidente da Federação Paranaense de Desportos Universitários (FPDU), Ney de Lucca Mecking, a 60ª edição dos JUP`s em Apucarana foi uma grande experiência de aprendizagem devido à pandemia da Covid-19. “Nesses jogos nós tivemos de fazer várias adaptações, criar um protocolo específico e adequar tudo. Foi apenas um dia de competição, sem alojamentos para atletas e sem a presença de público nas praças esportivas”, comentou o dirigente.

“Apucarana e prefeito Junior da Femac – com toda a sua equipe – foram excelentes anfitriões. Tivemos uma acolhida espetacular. Só temos que agradecer ao município de Apucarana, a equipe da Secretaria Municipal de Esportes, e também as cidades de Arapongas, Cambira e Jandaia do Sul que receberam algumas modalidades para a realização dos JUPS”, disse Ney Mecking.

CAMPEÕES – Em Apucarana os campeões foram: Atletismo (masculino e feminino) – Unicesumar (Maringá); Basquetebol masculino – Integrado (Campo Mourão); Basquetebol feminino – Uniamérica (Foz do Iguaçu); Futsal masculino – Unicesumar (Maringá); Futsal Feminino – Fateb (Telêmaco Borba); e Natação (masculino e feminino) – Unicesumar (Maringá). A competição serviu para compor a equipe que irá representar o Paraná nos Jogos Universitários Brasileiros, de 10 a 18 de outubro em Brasília.