O prefeito Junior da Femac assinou hoje (29) a ordem de serviço para a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde Julia Renczkowski, localizada no Núcleo Habitacional Marcos Freire. A obra está orçada em R$ 88.197,06, com recursos próprios do município. A unidade receberá ampliação da recepção, farmácia, e das salas de espera (no conceito sala verde) e curativos. O total de ampliação da atual área da UBS será de 34,69 m².
Haverá ainda troca de pisos, portas e janelas; pintura total do prédio, adequação dos banheiros com foco na acessibilidade; instalação de bancadas em granito, assentamento de pastilhas na área externa, bem como na recepção e circulação.
O projeto de reforma vai abranger uma área de 133,48 m², no qual está incluída a revisão completa da cobertura e da rede elétrica da UBS. Com as adequações a UBS do Marcos Freire passará a disponibilizar sala de vacinas para comunidade.
Representando a comunidade, a presidente do Conselho Local de Saúde do Núcleo Marcos Freire, Neuza Domingos, manifestou seu agradecimento e sua satisfação pelas melhorias que vão acontecer na UBS do bairro. “Fico muita grata pela prefeitura atender esse nosso pedido na área da saúde. É uma grande conquista para nós moradores”, afirmou Neuza.
Dentro do pacote de obras nas 34 UBSs do município, anunciado no primeiro semestre de 2018 pela gestão Beto Preto, estão em andamento a reforma de cinco unidades de apoio da saúde: Unidade de Apoio Diácono João Cândido da Silva (Barreiro); Unidade de Apoio Joice Dias Piza (Recanto do Lago); Unidade de Apoio Arlinda Nogueira (São Domingos); Unidade de Apoio Calil João Miguel (Castelo Branco); e Unidade de Apoio Vila Rural Nova Ucrânia. O investimento é de R$ 95.827,30, com recursos próprios do município.
Também está em execução a reforma da Unidade Básica de Saúde Marcos Sanches Mascaro, no Núcleo Habitacional Parigot de Souza. Os serviços envolvem recursos próprios do município da ordem de R$ 26.601,60.
Mais recentemente, no início de abril, o prefeito Junior da Femac assinou a ordem de serviço para a reforma de três Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Neste lote de reformas foram beneficiadas as UBSs Mario Verussa, do distrito de Correio de Freitas; Mercedes da Silva Moreno, na Vila Regina; e a Unidade de Apoio da Saúde, Hermenegildo Neris Pereira, de São Pedro do Taquara.
Com recursos próprios, o município vai investir R$ 195.995,37 nas três obras, sendo R$ 53.298,93 na UBS Hermenegildo Neris Pereira; R$ 39.437,66 UBS Mário Verussa; e R$ 103.258,78 na UBS Mercedes da Silva Moreno.
“Todos os prédios de UBSs serão reformados com recursos próprios do município e, na gestão Beto Preto, já foram construídas três novas UBS, a Eunice Penharbel, do Residencial Sumatra, a Emília Cretuchi, no Parque Bela Vista, e a Elaine Mazur, no residencial Interlagos”, relacionou o prefeito Junior da Femac, lembrando que a obra da UBS Elaine Mazur está concluída e aguarda o término da pavimentação da rua que dá acesso a essa unidade de saúde para ser inaugurada e colocada em funcionamento. Estão ainda em construção as novas UBSs Oreste Marquito, no Jardim Marissol; a UBS Irmã Izília Folador, no Residencial Fariz Gebrim; e a UBS Benedito Cláudio “Pinga Fogo” de Oliveira, no Residencial Solo Sagrado.
“Somente em obras em andamento na estrutura física da saúde do nosso município, o investimento chega a R$ 2 milhões e 344 mil. Os prédios são importantes para o atendimento acontecer com qualidade através de nossas equipes de saúde formadas por profissionais com vocação muito forte para servir a população em momentos tão especiais, geralmente de dor”, observou Junior da Femac.
O diretor presidente da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), Roberto Kaneta, destacou outras melhorias que em breve vão acontecer na saúde. “Somente para citar alguns exemplos, estamos implantando o Pronto Atendimento Infantil, estruturando um Centro de Fisioterapia e já está acontecendo a descentralização do atendimento farmacêutico”, informou Kaneta.

UBSs na gestão 2013/2019
Novas unidades:
UBS Eunice Penharbel (Sumatra)
UBS Emília Cretuchi (Parque Bela Vista)
UBS Elaine Mazur (Interlagos)
UBS Orestes Marquito (Marissol) *
UBS Irmã Izília Folador (Fariz Gebrim) *
UBS Benedito Cláudio “Pinga Fogo” de Oliveira (Solo Sagrado)*
*Em construção

Unidades em reforma:
UBS Julia Renczkowski (Marcos Freire)
UBS Marcos Sanches Mascaro (Parigot de Souza)