Com o tempo de 31’41”, o jovem atleta Edson Aparecido Emídio, da Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura de Apucarana/30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec), foi um dos destaques durante a disputa da 60ª edição da Prova Pedestre 28 de Janeiro, que aconteceu nesse sábado à noite (28/01), em comemoração ao 79º aniversário do município. Ele, que tem 23 anos de idade, conseguiu um belo feito na tradicional corrida apucaranense, pois subiu ao pódio ao ficar na quinta colocação na classificação geral da prova de 10 quilômetros.

O vencedor da competição no final de semana foi o atleta Maxwell Rotich, de Uganda, com o tempo de 29’38”, seguido por Joseph Panga, da Tanzânia. O mato-grossense Wendell Jerônimo Souza, de Pontes e Lacerda, conseguiu a terceira colocação e Carlos Henrique de Souza, de Paranavaí, terminou a corrida em quarto lugar.

O professor José Marcelino da Silva, o Grillo, secretário municipal de Esportes, disse que o representante de Apucarana entrou para a história da prova. “O Edson correu muito bem, fez uma boa prova e foi premiado ao subir ao pódio, ficando ao lado dos melhores atletas. Desde 1983 que um representante de Apucarana não subia ao pódio da Prova Pedestre 28 de Janeiro. O último a conseguir esse feito foi Cláudio Ribeiro que naquela ocasião foi o vencedor da corrida. Em 1982, Cláudio também havia sido campeão”, disse o professor Grillo.

Edson Emídio comemorou muito a colocação correndo pelas ruas de Apucarana. “Estou feliz por conseguir esse resultado nessa prova tão importante que é a 28 de Janeiro. Agora é seguir os treinamentos já pensando nas próximas competições, pois será um ano com muitas disputas como o Campeonato Paranaense, os Jogos Abertos do Paraná, o Troféu Brasil, entre outras provas”, destaca o quinto colocado da 60ª edição da Prova 28 de Janeiro.

Essa foi à terceira participação de Edson na tradicional corrida apucaranense. Em 2019, ele foi o campeão da corrida de 5 quilômetros, com o tempo de 15’56”, enquanto em 2020 obteve o segundo lugar na prova pelo mesmo percurso. Naquela oportunidade, o vencedor foi o queniano Stanley Koech, com o tempo de 14’57”.

PROVA DE 10 Km – Pela classificação da prova de 10 quilômetros os melhores apucaranenses foram: masculino – 1º) Geison Novais de Souza (12º no geral); 2º) Allan Jhones Piva (23º); 3º) Luis Cláudio de Freitas (24º); 4º) Ronaldo Paiva (28º); e 5º) Renan Tanaka (32º). No feminino – 1º) Claudete Pinheiro Biz (24º); 2º) Giovana Souza (30º); 3º) Cleide Silva (31º); 4º) Renata Paula de Souza (39º); e 5º) Elaine de Castro (44º).

PROVA DE 5 Km – Na corrida de 5 quilômetros os destaques de Apucarana foram os seguintes: 1º) Schubert Erbusto Pereira (18º no geral), 2º) Roberto Carlos de Souza (21º) e 3º) Cléber Cardoso (33º). Na categoria feminina, 1º) Marli Miquelão (12º), 2º) Pâmela Weyand (14º) e 3º) Jéssica Vitor (16º).