Com a fase de grupos finalizada em diversas modalidades coletivas e campeões já conhecidos em alguns esportes individuais, a final “B” dos 65º Jogos Escolares do Paraná (JEP’s) segue movimentando Apucarana até este sábado (14/07). São 15 locais de competição, sendo o Lagoão o principal dele, com a disputa de seis das 17 modalidades. O prefeito Beto Preto (PSD), ao lado da secretária Municipal de Esportes e Juventude, Jossuela Pinheiro, tem acompanhado a competição de perto nas praças esportivas e participado sempre que possível da entrega das premiações. “Desde o dia 7, quando as disputas tiveram início nas quadras e nas pistas, a cidade respira esporte. A comunidade toda se alegra e recebe de braços abertos todas as delegações dos 290 municípios participantes”, frisa Beto Preto.
Uma das modalidades que já finalizaram a disputa foi a de atletismo categoria ACD (alunos com deficiência), que reuniu 850 alunos em três dias de provas de velocidade, saltos e arremessos na pista do Complexo Lagoão. De acordo com o coordenador Lindomar Teles de Oliveira, o momento de vivência dos jogos é importante especialmente para o aprendizado: “Como essa fase dos JEPS é voltada para alunos entre 12 e 14 anos, a maioria das crianças é iniciante no esporte. E essa é a melhor idade para aprender sobre os procedimentos corretos que deverão fazer parte da trajetória delas”, disse ele ao portal oficial dos 65º JEP’s.
Como as provas regulares e do ACD são realizadas intercaladas, o compartilhamento de vivências e informações estimula a vontade dos alunos para a prática esportiva: “As crianças acabam tendo uma percepção maior de que uma limitação não representa muito, que há outras com dificuldades muito maiores e que também conseguem realizar a competição”, explica Oliveira.
Toda a cobertura dos jogos escolares em Apucarana, com reportagens e resultados, pode ser acompanhada no site oficial da competição http://www.jogosescolares.pr.gov.br. As 17 modalidades em disputa na fase Final “B” são: atletismo (regular e ACD), badminton (regular e ACD), basquetebol, bocha (somente ACD), ciclismo, futsal, ginástica rítmica, golf 7 (somente ACD), handebol, judô (regular e ACD), karatê, natação (regular e ACD), taekwondo, tênis de mesa (regular e ACD), voleibol, vôlei de praia e xadrez. Os 290 municípios presentes são representados por 593 escolas, sendo 410 estaduais, 177 particulares, cinco municipais e uma federal, totalizando 5,7 mil pessoas, entre atletas de escolas públicas e particulares, dirigentes das equipes, membros da organização e arbitragem. A categoria “B” que reúne alunos entre 12 e 14 anos de idade.
Os 65º Jogos Escolares do Paraná (65º JEPs), como parte dos Jogos Oficiais do Paraná, são organizados pelo Governo do Paraná, através da Secretaria de Estado da Educação (SEED), Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo (SEET), Núcleos Regionais de Educação (NREs) e Escritórios Regionais de Esporte (EREs), com apoio das prefeituras e entidades de administração do desporto do Estado.