Os contribuintes de Apucarana já estão recebendo seus carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em seus domicílios. Segundo a secretária de Fazenda, Sueli Pereira, a central de distribuição dos correios estima que a entrega esteja concluída até quarta-feira, dia 22 de fevereiro, em toda área central e bairros mais próximos. Já nas demais regiões a entrega dos carnês deve levar mais alguns dias.

O vencimento, tanto para quem for quitar integralmente o imposto e aproveitar o desconto de 5%, quanto para quem optar pelo parcelamento, é no dia 10 de março.

A secretária Sueli Pereira lembra que, neste ano, o pagamento também pode ser feito via PIX através do QR Code que vem impresso no carnê. “Apucarana também oferece esta alternativa. E os contribuintes que desejarem podem se antecipar, entrando no site da Prefeitura de Apucarana para obter o carnê e quitar via PIX”, lembra a secretária. Além desta opção, o IPTU também pode ser quitado nas agências bancárias da Caixa Econômica Federal (CEF) e Banco do Brasil (BB).

De acordo com a secretária, foram gerados 62.306 carnês do tributo. Nos anos anteriores, conforme revela a secretária, a opção de pagamento à vista com desconto, teve a adesão de cerca de 50% dos contribuintes.

O IPTU é pago por donos de imóveis ou de terrenos dentro do perímetro urbano. Seguindo a exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal, para este ano o imposto sofreu atualização monetária de 5,97%, referente ao Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC), acumulado entre dezembro de 2021 e novembro de 2022.

“Se algum contribuinte não receber o carnê do IPTU em seu domicílio, poderá gerar o documento pelo site da prefeitura, no endereço eletrônico www.apucarana.pr.gov.br “, acrescenta a secretária da fazenda Sueli Pereira.