A estrada Antônio José de Oliveira, cujo traçado já existia antes da criação do Município de Apucarana, agora está asfaltada em sua totalidade. O trecho de serra, com 620 metros de extensão que faltava pavimentar – situado junto ao antigo lixão e o Contorno Norte -, foi entregue neste sábado (11) pelo prefeito Junior da Femac.
Bastante aguardada por produtores rurais, moradores da Comunidade Rural do Barreiro e turistas que acessam a estrada para visitar o Parque Eco-religioso da Redenção, pesque-pagues e chácaras da região, a obra incluiu a implantação de sistema de drenagem de águas pluviais e pavimentação asfáltica em via de nove metros de largura, totalizando 5.394 metros quadrados.
O pároco da Catedral Nossa Senhora de Lourdes, Roberto Carrara, participou do evento e fez a bênção do novo trecho de asfalto. Carrara enalteceu a urbanização, lembrando que o acesso ao parque da redenção será mais tranqüilo. Ele lembrou que o parque passa por uma série de melhorias e que em breve será liberado.
“Essa é mais uma realização da gestão Beto Preto, que projetou e lançou a licitação da obra em dezembro do ano passado. Foi uma obra de difícil execução, pois trata-se de um trecho de serra, mas que, a partir de agora, abre novas perspectivas de desenvolvimento econômico para toda essa região, facilitando o acesso ao Contorno Norte, Parque da Redenção, comunidade do Barreiro e os empreendimentos do turismo rural”, comentou o prefeito Junior da Femac.
Ele lembrou que a estrada já era pavimentada no trecho que vai do Jardim Figueira e a Colônia dos Novos Produtores até as imediações do antigo lixão. “Com certeza a urbanização irá viabilizar um maior fluxo de veículos, fomento o turismo rural e o religioso, além de contribuir nas atividades dos produtores rurais da região”, assinala o prefeito.
Ao inaugurar o asfalto, Junior fez um agradecimento especial ao deputado federal Aliel Machado, que com intermediação do vereador Lucas Leugi, viabilizou os recursos para garantir a obra. O investimento ficou na casa de R$322.530,00, com obras executadas pela empreiteira Romo Pavimentadora Ltda, vencedora da licitação.
O deputado federal Aliel Machado, presente na solenidade, destacou os resultados da gestão pública de Apucarana. “O que fez aqui o Beto Preto e a continuidade que está acontecendo com o Junior da Femac é digno de elogios. È raro no Paraná tantas obras e programas de bons resultados como temos em Apucarana”, destacou Machado.
O vereador Lucas Leugi lembrou que essa era uma reivindicação muito antiga da comunidade do Barreiro e que agora pôde ser atendida com a ajuda do deputado Aliel Machado. Leugi citou o vereador Antônio Sidrin, que é da região e também lutou pela obra.
Zacaria Baganha, liderança do Barreiro, disse que a comunidade está muito agradecida ao ex-prefeito Beto Preto e o atual Junior da Femac. “Além de encurtar a distância, também vai reduzir nossa despesa com combustível”, comentou. Segundo ele, muitos produtores da região evitavam a estrada que era muito ruim. “Era preciso dar uma volta de cerca de 8 quilômetros para chegar na cidade”.
A inauguração teve as presenças do presidente da Câmara, Luciano Molina; vereador Deco; secretários municipais; e proprietários rurais e de pesqueiros da região.
Acesso ao Barreiro terá melhorias
Conforme anunciou Junior da Femac, as melhorias para o trecho terão continuidade com obras de engenharia no entroncamento da estrada do Barreiro com o Contorno Norte. “Estamos em fase final de aprovação junto ao DER-PR, de um projeto para execução de melhorias na interseção da Estrada Antônio José de Oliveira com o Contorno Norte, visando proporcionar maior segurança a todos os condutores”, informou o secretário de obras, engenheiro Herivelto Moreno.
De acordo com ele, com a pavimentação do trecho que faltava, esse trajeto passará a ser muito utilizado. “Será mais uma entrada da cidade para quem vem de Maringá ou Londrina e utiliza o Contorno Norte, por isso é uma preocupação do prefeito Júnior da Femac a realização de intervenções que garantam um trânsito seguro no local”, informa Moreno.