A Prefeitura de Apucarana, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, implantou um ponto de recebimento de lâmpadas fluorescentes, compactas e tubulares. A população terá prazo até o dia 10 de abril para deixar o material no antigo IBC da Vila Nova, situado na Rua Byngton, 253, na região da Vila Nova e Vila Malibu. A medida segue termo de compromisso assinado pelo governo do Estado e o Ministério Público para a correta destinação deste passivo ambiental.

Nos próximos dias, um ponto de recebimento central também deve ser definido pelo município. O secretário municipal de Meio Ambiente, Gentil Pereira, pede para que a população aproveite a oportunidade para dar uma destinação correta a esse passivo ambiental. “Este tipo de produto tem componentes tóxicos, como mercúrio, que podem causar sérios prejuízos à saúde da população e ao meio ambiente. Por isso, ele não pode, de forma alguma, ser encaminhado junto com lixo comum ou reciclável”, alerta.

O secretário pede ainda para que a população se programe e leve as lâmpadas o quanto antes, pois o prazo não será prorrogado. “Isso porque essa destinação faz parte do Termo de Compromisso para a operacionalização do sistema de logística reversa de lâmpadas pós-consumo no Estado do Paraná”, reitera Pereira.

A partir de iniciativa do Ministério Público do Paraná, por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção ao Meio Ambiente (Caopmahu), o documento foi assinado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), Instituto Água e Terra (IAT) e a Associação Brasileira para Gestão de Logística Reversa de Produtos de Iluminação (Reciclus).

O recebimento no antigo IBC da Vila Nova acontecerá de segunda a sexta-feira. Na parte da manhã, no período das 8 às 11 horas, e à tarde, das 13 às 16 horas. “Após o prazo final, que é 10 de abril, a Reciclus fica responsável em vir a Apucarana para buscar o material e fazendo a destinação correta”, salienta o secretário municipal de Meio Ambiente, reforçando que a coleta pela entidade gestora será realizada apenas uma única vez em cada município.