A direção do Hospital da Providência recebeu nesta semana, o secretário municipal da Fazenda, Marcelo Machado, e o secretário municipal de Gestão Pública, Nikolai Cernesku, de Apucarana, para prestação de contas sobre o valor de R$ 400 mil repassado pela administração municipal à instituição.
O convênio de transferência do recurso próprio do município, autorizado pelo Conselho Municipal de Saúde, foi assinado pelo prefeito Beto Preto e a diretora geral do hospital, irmã Geovana Aparecida Ramos em agosto deste ano.
Três meses depois, a Irmã Geovana recebeu os secretários municipais e o superintendente geral de supervisão técnica da Autarquia Municipal de Saúde, Cesar Verona,  para mostrar como foi aplicado o recurso. Dos 400 mil reais, 358.392,15 reais foram usados na compra de medicamentos e 41.607,85 reais para aquisição de material hospitalar como agulhas, seringas e luvas cirúrgicas. Um dos locais visitados pelos representantes da administração municipal foi o setor de abastecimento da farmácia do hospital, onde ficam armazenados os medicamentos.
Lembrando que o Hospital da Providência é a casa da saúde de Apucarana e do Vale do Ivaí e que mantém mais de 80% do seu atendimento pelo SUS, o prefeito Beto Preto disse, na ocasião da assinatura do convênio, que apesar da prefeitura estar endividada estava sendo possível fazer um esforço para transferir R$ 400 mil ao hospital.    “É uma forma de contribuição para manutenção do importante atendimento aqui realizado. Gostaria de fazer muito mais. É a primeira que se faz um repasse desse na história do Hospital da Providência”, observou Beto Preto.