Em solenidade realizada na manhã de hoje (31), no salão nobre da prefeitura, Gustavo Dante da Silva assumiu o cargo de delegado-chefe da 17ª Subdivisão Policial (17ª SDP) de Apucarana. Ao transmitir o cargo, o delegado e deputado estadual eleito, José Aparecido Jacovós, definiu o seu sucessor como um profissional com capacidade, competência e honradez.
Delegado Jacovós, que ficou seis anos na chefia da 17ª SDP, disse que ao indicar o nome de Gustavo Dante para ser substituto na chefia da 17ª SPD teve a preocupação de garantir que Apucarana se mantivesse “bem servida na área de segurança. Já trabalhamos juntos, ele como meu delegado adjunto, e sei da sua competência.”
“Com Gustavo Dante à frente da nossa polícia civil e comigo representando os interesses da segurança pública da Assembleia Legislativa, vamos unir forças para manter Apucarana no nível controlável de criminalidade que vive hoje”, acrescentou Jacovós, pontuando que o município ficou 11 meses sem o registro de nenhum crime contra a vida. “Termino uma carreira de 32 anos na polícia civil, na qual entrei com o firme propósito de servir e proteger os cidadãos nas questões de segurança pública”, concluiu.
Delegado Geral da Polícia Civil, Silvio Jacob Rockembach, destacou que a escolha de Gustavo Dante atendeu critério técnico e de competência. “Os resultados alcançados por ele sempre foram de destaque dentro da polícia civil. Sua postura é um exemplo a ser seguido e sinto honrado em tê-lo na nossa equipe”, afirmou.
Rockembach agradeceu o delegado Jacovós pela forma pela qual conduziu a polícia civil por onde passou nos 32 anos de serviços prestados na carreira de delegado. Anfitrião do evento, o prefeito em exercício, Junior da Femac, definiu como significativo o fato da solenidade transmissão de chefia da 17ª SDP ocorrer dentro da prefeitura municipal. “Aqui é casa de todos os apucaranenses. É simbólico que esse evento aconteça aqui uma vez que a segurança também depende de todos nós, cidadãos apucaranenses. Ter o delegado Gustavo Dante como delegado-chefe da 17ª Subdivisão policial é mais um presente no aniversário de 75 anos de Apucarana”, considerou Junior,  transmitindo aos presentes o clima de união que impera entre os mais diversos setores de atividade da cidade, incluindo a esfera municipal, o Judiciário, Promotoria Púbica, órgãos de segurança e da sociedade organizada. “Apucarana hoje está unida em torno de um projeto de desenvolvimento que foi construído pouco a pouco na gestão do prefeito Beto Preto”, destacou.
O novo delegado-chefe da 17ª SDP agradeceu a todos que apoiaram sua indicação para o cargo, incluindo a população que tem se manifestado positivamente em torno do seu nome. “Sou um delegado que gosta de estar na rua trabalhando junto com a equipe. Não fazemos a segurança sozinho, é um trabalho em grupo, em que é preciso a participação da população. Assumo essa função com o firme propósito dar uma significativa parcela de contribuição para melhorar ainda mais a cidade”, afirmou, agradecendo, em especial o delegado Jacovós, a quem atribuiu uma grande contribuição no crescimento na sua carreira, bem como a sua condução a chefia da 17 ª SDP.
O novo delegado–chefe da 17ª SDP de Apucarana, Gustavo Dante da Silva, ingressou na polícia em 2008, quando assumiu a delegacia da cidade de Reserva. Passou também pelas delegacias de Faxinal, Apucarana e Marilândia do Sul. Nos últimos cinco anos ficou à frente da delegacia de Ivaiporã e agora assume pela primeira vez a função de chefe de uma subdivisão.
Solenidade prestigiada
A solenidade transmissão de chefia da 17ª SDP foi bastante concorrida com a participação também de autoridades da Polícia Civil de toda a região, do Delegado-chefe da Divisão Policial do Interior, Lanevilton Theodoro Moreira; do juiz de direito e diretor do Fórum de Apucarana, Oswaldo Soares Neto; do promotor de Justiça Fabrício Drumond Monteiro; do procurador do estado, Daniel Cerizza Pinheiro; vereadores, entre outras autoridades, e representantes da sociedade civil organizada.