Após um mês realizando um trabalho de orientação junto aos condutores, o Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan) alerta que desde esta terça-feira (02/05) os agentes da Guarda Municipal estão lavrando notificações relativas à ocupação irregular da vaga no perímetro do sistema de estacionamento rotativo pago, a chamada “Zona Azul”. A partir do recebimento da notificação – “Aviso de Irregularidade – , a pessoa deverá se dirigir a Prefeitura de Apucarana para gerar uma guia de pagamento, que poderá ser quitada na Caixa Econômica Federal, lotéricas ou via internet. “Disponibilizamos um guichê com servidores capacitados especialmente para gerar esta guia. O prazo para regularização é de oito dias a partir da data da notificação”, informa Carlos Mendes, superintendente de Trânsito, Transporte e Segurança do Idepplan.
O guichê fica no térreo do prédio da prefeitura e o valor da notificação é de R$8 (oito reais). “A partir do pagamento, acontecerá a baixa em nosso sistema e a pessoa fica livre de uma multa por estacionamento irregular”, detalha Mendes. Além de infração do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), caso não haja quitação da notificação o condutor ficará sujeita a multa e perda de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O sistema rotativo pago é a saída encontrada por médias e grandes cidades para garantir maior rotatividade nas vagas de estacionamento. Até o final do ano passado a Zona Azul, que agora foi municipalizada, era gerenciada por uma empresa terceirizada. “Tudo está sendo feito de forma bem planejada. Nos próximos meses o sistema contará com o reforço de agentes de trânsito, que serão contratados através de um concurso público”, lembra o superintendente do Idepplan. O certame, cujas inscrições estão abertas até o dia 16 de maio, tem edital disponível no site www.concursosfau.com.br.
O superintendente Carlos Mendes lembra que a prefeitura concedeu um bom prazo para esclarecimentos e readaptação dos usuários. “Foram 30 dias de orientação, onde os condutores foram alertados sobre a volta do sistema. Neste tempo vários pontos de venda do cartão “Zona Azul” foram credenciados na área regulamentada. Eles estão devidamente identificados com um cartaz”, diz Mendes. A pessoa tem à disposição o cartão de meia-hora ao valor de R$0,80 e o cartão de uma hora a R$1,60. O tempo máximo de permanência na vaga continua sendo de duas horas.
Zona Azul – À exceção dos domingos e feriados, o estacionamento na área de estacionamento rotativo é de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados, das 8 às 13 horas. Em épocas especiais, de programas promocionais ou em datas comemorativas, o horário é ampliado de acordo o funcionamento do comércio.

Pontos de venda credenciados

– Stop Jeans (Praça Rui Barbosa)
– Bar e Lanchonete São Luiz (Rua Ponta Grossa, 1540)
– Livraria e Papelaria Nerimar (Praça Rui Barbosa)