Governo libera recursos para obras na Nova Ucrânia

Contrato foi autorizado pelo secretário João Carlos Ortega, na presença do secretário Beto Preto, do prefeito Junior da Femac e do presidente do Paranacidade Álvaro Cabrini (Foto: Profeta)

{"autoplay":"false","autoplay_speed":"3000","speed":"300","arrows":"true","dots":"true"}

Em ato realizado no Palácio das Araucárias, na sede do Paranacidade, foi autorizada nesta terça-feira (16/04) a liberação dos recursos para a licitação das obras de ligação da Rua Nova Ucrânia com o Contorno Sul de Apucarana. O contrato foi assinado pelo Secretário do Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega; Secretário de Saúde Beto Preto; prefeito Junior da Femac; e o presidente do Paranacidade, Álvaro Cabrini Junior. O evento também teve a presença do ex-secretário de fazenda do município, Marcello Augusto Machado.

A adequação da Rua Nova Ucrânia terá recursos da ordem de R$ 1.556.920,94, via Banco Fomento Paraná, para custear obras de drenagem, galerias (1.224 metros lineares), calçadas (3.400 m²), rampas de acessibilidade e sinalização horizontal e vertical. A faixa de rolamento terá 12 metros de largura por 970 metros de extensão (12.344 m²), além de um novo sistema de iluminação.

“Trata-se de uma nova ligação de toda a região do Bairro Igrejinha com o Contorno Sul de Apucarana, contribuindo para desafogar o trânsito das vias centrais. A Nova Ucrânia irá ligar ao futuro viaduto do contorno sul, junto à Subestação da Copel, abrindo ainda novas áreas para crescimento da cidade. A nova também via irá favorecer os empresários e os trabalhadores que atuam no Parque Industrial Sul”, avalia Junior da Femac.

O prefeito explica que o projeto ficou parado por cerca de 12 meses. “Só agora, conseguimos resgatar o projeto para poder licitar a obra. E isso graças ao bom relacionamento com o Governador Ratinho Junior, o secretário Ortega, o secretário Beto Preto, e o presidente do Paranacidade Cabrini”, comentou Junior.

Ao assinar o contrato, o secretário de saúde Beto Preto fez questão de agradecer ao Governador Ratinho Junior e ao secretário de desenvolvimento urbano, João Carlos Ortega, pelo empenho de ambos na liberação deste projeto. “Essa é uma obra importante para o crescimento urbano de Apucarana e até para o avanço industrial. Lutamos pelo projeto há alguns anos e agora estamos muito próximos de consolidar essa conquista”, assinalou Beto Preto.

Ao assinar a liberação do contrato, o secretário do desenvolvimento Urbano João Carlos Ortega lembrou que mantém uma boa parceria com Apucarana, primeiro com o Beto Preto e agora com o Junior da Femac. “Vamos levar recursos para bons projetos. Essa é a determinação do Governador Ratinho Junior, ou seja, ser mais eficiente e estar mais próximo dos municípios”, frisou Ortega.

Conforme explica o engenheiro e secretário de obras, Herivelto Moreno, a continuidade da Rua Nova Ucrânia será asfaltada, a partir das imediações de uma torre de telefonia, dando acesso ao Contorno Sul, nas proximidades da subestação da Copel. “Com a autorização dos recursos, em uma semana iremos lançar o edital de licitação dessa obra, com prazo de 60 dias de tramitação. Portanto, a obra poderá ser iniciada no início de julho”, informa Moreno.

Munhoz da Rocha ganha recape

No mesmo ato, o secretário do Desenvolvimento urbano, João Carlos Ortega, também autorizou a liberação de recursos para as obras de recape de um trecho da Rua Munhoz da Rocha. “O serviço será executado no trecho que vai da Rua Osvaldo Cruz até a Avenida Governador Roberto da Silveira”, informa o prefeito Junior da Femac.

Segundo ele, são R$ 259.692,89 que estão sendo liberados para o recape de uma área de 6.017,27 m² da Rua Munhoz da Rocha, que está com sua capa asfáltica bastante comprometida. “A obra prevê a implantação de rampas de acessibilidade, e também uma faixa de pedestre elevada que será implantada bem em frente à sede do Núcleo Regional de Educação”, revelou.

Compartilhe