O Lar São Vicente de Paulo de Apucarana solenizou neste último sábado (10/03) a conquista de R$157,7 mil junto ao Governo do Japão. Os recursos, viabilizados junto ao Consulado do Japão para o Paraná, foram intermediados pela Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea), entidade local da colônia japonesa, e serão utilizados para a aquisição de um veículo utilitário “van” adaptado para passageiros com baixa mobilidade e cadeirantes. “O Lar carece deste veículo adaptado há muito tempo, pois existe uma dificuldade quando a gente precisa transportar um idoso para o médico, até para os passeios que realizamos e com essa “van” tudo será facilitado, pois terá uma plataforma para cadeiras de rodas”, explicou Aparecido Adelício de Paula, presidente do Lar São Vicente de Paulo.
O ex-presidente da entidade, César Farinácio, salienta que atualmente o Lar conta com um veículo Kombi para o serviço. “Sem nenhum tipo de adaptação, onde toda movimentação com o idoso é feita manualmente, podendo ocasionar acidente ou machucado em nossos funcionários. Mas com essa “van’, que será adquirida com recursos do Governo do Japão, todos os problemas vão estar resolvidos”, agradeceu Farinácio, destacando o apoio da Acea na aprovação do projeto junto ao consulado japonês.
Presente no ato de cessão dos recursos, o cônsul-geral do Japão para os Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Hajime Kimura, falou da satisfação em poder mais uma vez atender Apucarana, especialmente em um projeto voltado aos idosos. “É uma alegria atender a esta entidade, que tem feito um trabalho maravilhoso para ajudar os idosos, pessoas pelas quais devemos toda gratidão pela prosperidade que vivemos hoje no mundo contemporâneo”, afirmou Kimura. Ele salientou que o Governo do Japão tem uma série de programas de cooperação econômica com outros países, onde são destinados recursos como os que chegaram ao Lar São Vicente de Paulo. “Chama-se “Assistência ao Programa Comunitário – APC”, que aprova projetos que efetivamente contribuíam com comunidades carentes em diferentes áreas”, explicou o cônsul, que no último dia 19 de fevereiro esteve em Apucarana liberando R$280 mil para edificação de um salão multiuso junto à Escola Nipo-Brasileira de Apucarana, que é um departamento da Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea).
Representado o prefeito Beto Preto na solenidade, a vereadora Márcia Sousa (PSD) avaliou que os recursos serão muito bem empregados, melhorando o atendimento. “Essa “van” é um equipamento fundamental para o atendimento dos 90 idosos mantidos pelo Lar. Por ser um veículo adaptado, vai oferecer maior acessibilidade a todos, garantindo sobretudo o direito à cidadania, uma vez que o idoso poderá se locomover para um passeio ou para um atendimento médico, em um transporte de qualidade. Parabenizamos ao Lar São Vicente de Paulo pela parceria de sucesso com a Acea e o Consulado Japonês no Paraná”, disse a vereadora, que esteve acompanhada pela secretária Municipal da Assistência Social, Ana Paula Nazarko.
O Lar – O Lar São Vicente de Paulo de Apucarana foi fundado em 13 de setembro de 1968 por um grupo de pessoas que participaram da Sociedade São Vicente de Paulo (SSPV), cuja finalidade é colocar em prática o ideal de caridade do seu fundador Antônio Frederico Ozanaman. A entidade é uma associação civil de direito privado, filantrópica, beneficente, sem fins lucrativos, de assistência social, para atender as pessoas idosas carentes. Com capacidade para 100 idosos, o Lar São Vicente é a única entidade que atende o acolhimento de idosos para longa permanência no município de Apucarana.
Clique e ouça esta matéria
Hajime Kimura- consul do Japão no Paraná
Cezar Farinácio- ex-presidente do Asilo