A edição histórica dos sessenta anos dos Jogos Abertos do Paraná (JAPS) também ficará na memória dos apucaranenses, por meio de placas comemorativas afixadas em praças esportivas. Um desses locais é o Ginásio de Esportes do Colégio São José, onde foi descerrada nesta sexta-feira (24), pelo secretário estadual do esporte e do turismo, Douglas Fabrício e a secretária municipal de esportes, Jossuela Pinheiro juntamente com demais autoridades e convidados presentes.
“Prestamos uma homenagem ao Colégio São José, representado pelo professor Nilceu Antonio Nascimento, coordenador do ensino religioso, pela cessão de suas estruturas para as modalidades de Voleibol e Basquete. É uma honra voltar a sediar o maior evento do esporte paranaense e fazemos questão de agradecer a todos que estão colaborando para o sucesso da competição na nossa cidade”, destacou a secretária.
O secretário do esporte e do turismo do Paraná disse que a missão de sediar os Jogos Abertos é grandiosa. “São necessárias muitas mãos para que tudo possa dar certo, além de uma boa estrutura e uma equipe de trabalho eficiente, como a de Apucarana”, avaliou Douglas Fabrício.
COLÉGIO SÃO JOSÉ
O Colégio São José nasceu do trabalho e da dedicação dos Padres Josefinos que, no ano de 1948 assumiram o trabalho pastoral na cidade de Apucarana e em seguida em várias localidades da região do Vale do Ivaí. Eles, fiéis aos imperativos do carisma da Congregação dos Oblatos de São José, a qual tem como uma das suas vertentes mais significativas a educação da juventude, desde que se instalaram em Apucarana, tiveram de imediato a preocupação em criar uma escola para atender às necessidades educativas e formativas das crianças e dos adolescentes. Esta começou a funcionar no ano de 1949 como uma pequena Escola Paroquial, acolhendo estudantes da cidade.
Nos primeiros cinco anos de seu funcionamento, o número de alunos aumentou consideravelmente a ponto de não comportar mais outros, e como a cidade de Apucarana crescia, surgia, consequentemente, a necessidade da construção de um edifício maior. Somado a isso, houve apelos de muitos pais da região do Vale do Ivaí, que solicitavam um centro de educação para os jovens nesta região. Foi então construído um grande colégio para atender as necessidades da cidade de Apucarana, como uma instituição educacional católica de referência e que, ao mesmo tempo, servisse para toda a região.
Fonte: http://sjose.com.br/