O prefeito de Apucarana, Sebastião Ferreira Martins Junior, o “Junior da Femac”, acompanhado de secretários municipais, recebeu ontem, no Palhano Square Garden, em Londrina, uma placa de prata outorgada pelo Conselho Federal de Administração (CFA) e pelo Conselho Regional de Administração (CRA). A distinção especial foi entregue pela conquista do melhor desempenho da gestão pública de Apucarana no Paraná.

O presidente do Conselho Regional de Administração, Sérgio Pereira Lobo, explicou na abertura do evento que o Índice de Governança Municipal (IGM) foi criado em 2016, tendo por objetivo o desenvolvimento de estudos e pesquisas com abrangência em todo o território brasileiro. “O IGM inclui cinqüenta indicadores que medem a performance dos prefeitos em três dimensões: finanças, gestão e desempenho global”, informou Lobo, assinalando ainda que o foco do CFA foi criar uma ferramenta que contribui para o aperfeiçoamento das gestões públicas.

De acordo com ele, vários fatores são avaliados incluindo índice de vacinação, mortalidade infantil, estatísticas de segurança pública, saneamento básico, índice comprometimento da arrecadação do município com folha de servidores, Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (IDEB), Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e pagamento de salários e de encargos sociais em dia, entre outros aspectos. “A gestão pública de Apucarana está fora da curva, com um desempenho muito acima da média nesta faixa pesquisada”, pontuou o presidente do CRA.

DESEMPENHO – Pelo estudo, Apucarana aparece em primeiro lugar no Paraná e em sexto lugar a nível nacional entre 154 municípios de todo o país, na faixa de municípios com mais de 100 mil habitantes e com renda per capta de até R$ 28.900. No estado, a gestão pública de Apucarana ficou em primeiro lugar no Paraná, com o índice de 7,85, seguido de Almirante Tamandaré (6,97), Piraquara (6,87) e Colombo (4,88).

Os números e resultados foram pesquisados nos últimos doze meses e, desta forma, são referentes a períodos em que o Município teve como prefeitos o médico Beto Preto e engenheiro civil Junior da Femac. O atual secretário de saúde do Paraná, Beto Preto, não pôde comparecer ao evento, mas se manifestou satisfeito com a pesquisa do IGM/CFA, que atesta a eficiência e a lisura da gestão pública de Apucarana, que ganhou um novo perfil a partir de 2013.

Após receber a placa pela conquista, das mãos de Jorge Dovepole, delegado do CRA em Apucarana, o prefeito Junior da Femac discursou emocionado na solenidade. “Aprendi a algum tempo com minha esposa Carmen Lúcia Isquierdo Martins -que é administradora -, importantes ferramentas de administração”, revelou, frisando que, a partir da gestão Beto Preto, Apucarana deu um significativo salto de qualidade, adotando muitos conceitos modernos de administração. “Estabelecemos metas, respeitando um planejamento estratégico, investindo com critérios o dinheiro público, fazendo mais com menos recursos e adotando um cronograma de trabalho”, avaliou Junior.

O prefeito lembrou que como herança de gestões temerárias, o município paga hoje em média R$ 1,5 milhão de dívidas, principalmente com precatórios, ações trabalhistas, parcelamento de encargos sociais e pendências com fornecedores. “Mesmo com esses entraves, conseguimos avançar bastante. Quando o Beto Preto assumiu a prefeitura a cidade tinha apenas 24% de saneamento básico. E hoje esse índice saltou para mais de 80%, com investimentos de R$ 173 milhões da Sanepar”, lembrou.

Segundo Junior, o saneamento alavancou a construção civil em Apucarana, gerando empregos. E com relação à agricultura o prefeito destaca que o setor sempre foi forte, mas agora o Valor Bruto de Produção (VBP) cresceu mais de 11% no município. “Nesta conquista do IGM também vale destacar o IDEB de Apucarana que é o melhor do Estado, o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) – melhor do Paraná -, e o índice de apenas 42,6% da arrecadação para pagamento de pessoal, que é um dos melhores do Paraná”, avaliou.

Para o prefeito, a partir de agora, a responsabilidade aumenta, para manter o nível de avaliação da gestão ou até para avançar ainda mais. “Faço questão de prestar um agradecimento a toda a minha equipe de secretários, superintendentes e todos os servidores, por que esta avaliação é de desempenho de toda a gestão, é um trabalho de equipe”, concluiu Junior da Femac.