O Conselho Federal de Administração acaba de divulgar o resultado de mais uma rodada do Índice de Governança Municipal (IGM), na qual Apucarana aparece em primeiro lugar no Paraná e em sétimo lugar a nível nacional. A avaliação da gestão de Apucarana, nos últimos doze meses está inserida na faixa dos municípios do Brasil, com mais de 100 mil habitantes e que têm renda per capta de até R$ 28.900.
O prêmio pela conquista será entregue na próxima sexta-feira (30), em Londrina, ao prefeito Junior da Femac, durante evento promovido pelo Conselho Federal de Administração (CFA) e o Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR).
Nesta faixa de municípios com população acima de 100 mil habitantes, Apucarana ficou em primeiro lugar no Paraná, com o índice de 7,85; seguido de Almirante Tamandaré (6,97), Piraquara (6,87) e Colombo (4,88).
Os números e resultados da gestão pública de Apucarana foram pesquisados nos últimos doze meses e, desta foram, são referentes a períodos em que o Município teve como prefeitos Beto Preto e Junior da Femac. Nos critérios de avaliação da CNA são considerados os resultados da gestão municipal, a performance financeira e o desempenho geral da gestão.
Conforme avalia o prefeito Junior da Femac, o resultado do estudo do Conselho Federal de Administração reflete a lisura no trato da coisa pública e o novo perfil da gestão pública de Apucarana, adotado a partir de 2013, com o prefeito Beto Preto. “A administração da prefeitura de Apucarana vem sendo norteada pelo zelo nos gastos públicos, rigoroso controle financeiro, planejamento estratégico e minuciosos critérios técnicos nos investimentos”, pontua Junior da Femac.
O ex-prefeito de Apucarana e atual secretário de saúde do Paraná, Beto Preto, lembra que assumiu a Prefeitura de Apucarana com apenas R$ 200 mil em caixa, crise com fornecedores, um volume absurdo de dívidas trabalhistas e de precatórios, escolas depredadas e a saúde com um quadro muito difícil. “Entreguei o cargo em fevereiro deste ano, com R$ 56 milhões em caixa e com as dívidas sendo pagas em dia. Cumpri em boa parte a missão que me foi confiada pelos apucaranenses. Nossa gestão foi marcada pela austeridade e com o foco diário nos resultados almejados. Acredito que a cidade caminha para o desenvolvimento pleno”, comentou Beto Preto.
Delegado do CRA-PR explica como é avaliado o IGM
O delegado adjunto do CRA-PR para Londrina e região, Sandro Morais de Medeiros, informa que o Índice de Governança Municipal (IGM-CFA) foi lançado em novembro de 2016 pelo Conselho Federal de Administração (CFA), que contou com auxílio técnico do Instituto Publix para o Desenvolvimento da Gestão Pública.
De acordo com Medeiros, durante os anos de 2017 e 2018, o CFA promoveu várias apresentações do IGM em todo o país, em audiências públicas, eventos voltados para a gestão pública, e apresentações para segmentos específicos organizados pelos Conselhos Regionais de Administração (CRAs).
O presidente do Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR), Sérgio Pereira Lobo, explica que o IGM-CFA consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho. Foi elaborado a partir de dados secundários, e considera áreas como saúde, educação, gestão fiscal, habitação, recursos humanos, transparência, violência dentre outras.
Segundo ele, a partir da construção de extenso banco de dados municipais, que foram extraídos de bases públicas como STN, IBGE, PNUD e DATASUS, realizou-se a priorização de indicadores e variáveis e, em seguida, por meio de tratamento estatístico, foi possível gerar um resultado para cada dimensão e para o Índice. Assim como boa parte de suas fontes, o IGM vem sendo atualizado anualmente.
“O Índice CFA de Governança Municipal se destaca e se diferencia de todos os demais índices já utilizados no contexto brasileiro para mensuração da performance municipal”, assinala Lobo. Ele acrescenta que o IGM contempla uma visão mais ampliada sobre as dimensões da governança pública e, em especial, sobre a relação entre a dimensões fiscal, gestão e desempenho, atrelada a um inovador conjunto de metas a serem atingidas pelo município, que são detalhadas na metodologia adotada para o cálculo do índice.
Confira o ranking nacional do IGM
1º Birigui-SP 8,34
2º Praia Grande-SP 8,16
3º Franca-SP 8,02