O Espaço das Feiras implantado na Rua Talita Bresolin, próximo ao centro da cidade, está completando seis meses de atividades e contribuindo para a geração de renda para muitas famílias. O pavilhão sedia a Feira do Produtor na quarta-feira e sábado; Feira da Lua na quinta-feira; Feira da economia Solidária, na sextas-feira; e ainda a feira livre no domingo.

O novo espaço vem agradando os consumidores e também os feirantes pela sua funcionalidade, conforto e segurança a todos, que dispõem de uma ampla área coberta, ficando protegidos do sol, chuva e do frio. O local também agrada a todos pela facilidade de estacionamento e sanitários limpos, além de diversos equipamentos disponibilizados pela prefeitura.

Toda a estrutura projetada, efetivamente, agradou diversos segmentos de hortifrutigranjeiros, artesanato, defumados e da agricultura familiar em geral. Também se somam na ocupação deste espaço os comerciantes da Feira da Lua, com uma grande variedade gastronômica; e as mulheres agregadas à rede da Economia Solidária de Apucarana.

A estrutura e o conceito do Espaço das Feiras chamou a atenção de diversos municípios da região, que vieram a Apucarana para conhecer e buscar mais informações do projeto. Até mesmo o governador do Estado, Ratinho Junior, se interessou e pediu cópias da estrutura arquitetônica, que poderá ser usada cpomo modelo para implantação em outras cidades.

O prefeito Junior da Femac lembra que o Espaço das Feiras foi concebido pelo Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), com um custo aproximado de R$ 1,5 milhão. “O local foi projetado e totalmente equipado para garantir mais funcionalidade e conforto aos feirantes e aos consumidores apucaranenses”, assinala.

O pavilhão com dezenas de estandes tem 100 metros de comprimento por 40 metros de largura e já dispõe de todos os equipamentos necessários, incluindo pias com torneiras, balcões, sanitários, playground, iluminação, câmeras de segurança, estacionamento e demais melhorias adaptadas no entorno do local.

O secretário de Indústria e Comércio, Edison Peres Estrope, informa que a cada feira realizada, uma empresa terceirizada – contratada pela prefeitura – faz a limpeza geral do pavilhão, estandes e sanitários, sem custos para os feirantes. Ele lembra ainda que o pavilhão também dispõe de toldos impermeáveis para fechamento lateral, para dias chuvosos ou frios.

O presidente da Associação dos Feirantes, Zacharias Baganha, em nome das setenta e seis famílias que integram a Feira dos Produtores, que ocupam o espaço nas manhãs de quarta-feira e sábado, reitera os agradecimentos ao prefeito Junior da Femac, que lançou o concluiu o Espaço das Feiras. “Esse lugar ficou perfeito. Aqui os feirantes podem trabalhar com conforto e segurança, atendendo todos os consumidores em amplo espaço e com funcionalidade. Acabou o nosso sofrimento com os dias com chuva e de frio. Agradecemos ao prefeito Junior da Femac e aos vereadores que aprovaram recursos para essa obra que serve de exemplo para o Paraná”, avalia Zacharias Baganha.

Conforme explica Junior da Femac, a princípio a prioridade de uso do Espaço das Feiras é da agricultura familiar, que se sustenta na produção e venda de hortifrutis e que passa a dispor de mais conforto e tranquilidade para trabalhar. Ele também cita os comerciantes da Feira da Lua e as mulheres da Economia Solidária.

De acordo com Junior, a proposta é ceder o local também para abrigar outros eventos como feiras de artesanato, feira das noivas, e feira de roupas – com venda direta dos fabricantes. “Quem quiser utilizar o Espaço das Feiras estará à disposição gratuitamente, para gerar emprego e renda em Apucarana”, frisou.

Feirantes e expositores aprovam

A superintendente da Secretaria de Assistência Social Eliana Rocha disse que a cidade ganhou muito com o Espaço das Feiras e destacou a reação positiva dos expositores. “Esse espaço é maravilhoso. Nossos feirantes têm um local adequado para expor seus produtos, um local com toda estrutura para receber clientes e consumidores, um ambiente agradável e seguro, faça sol ou chuva, com todas as condições que os feirantes e os consumidores merecem. Nossos feirantes estão se sentindo respeitados e muito mais valorizados”, ressaltou. “Quem ainda não foi ao Espaço das Feiras tem que conhecer.”

Para a empreendedora solidária Franciele Ferreira Mendes, que comercializa esfihas na “Supersexta Solidária”, o Espaço das Feiras trouxe novas oportunidades. “Foi uma porta que se abriu para nós. Podemos divulgar nosso negócio, gerar renda e crescer por meio do empreendedorismo. O espaço é muito familiar, os visitantes levam as crianças porque tem até parquinho para elas. É muito bem estruturado e organizado, conseguimos trabalhar em um lugar limpo e com energia elétrica, só tenho a agradecer”, disse.

Jocean César Ravazzi Santos, que comercializa pratos da cozinha italiana na Feira da Lua, destaca que o Espaço das Feiras garante uma regularidade melhor na realização dos eventos. “Quando a Feira da Lua era realizada na Praça Rui Barbosa, por várias vezes teve que ser cancelada por causa das condições climáticas, o que não acontece mais no Espaço das Feiras. Agora as pessoas sabem que, com ou sem chuva, a Feira da Lua acontece regularmente todas as quintas-feiras”, ressalta Jocean César, acrescentando que houve uma melhora significativa de ambiente, com mais conforto e aceitação pública.

Adriano Alves Ferreira, que vende hortaliças na Feira do Produtor, acredita que com a mudança de local o movimento aumentou em até 40%. “Por ser um espaço protegido, as pessoas acabam indo mais, principalmente em dias de chuva. Para nós, também ficou excelente para trabalhar. Na rua, a gente enfrentava o mau tempo e era muito sofrido. Agora, estamos num espaço bom e confortável”, frisa Ferreira.