Com a realização da edição na Vila Regina, que aconteceu nesta quarta-feira (15/06), o Programa Feira Verde completou um mês de atividades. Neste período, a troca de recicláveis por hortifruti já ocorreu em nove bairros, 854 famílias já foram atendidas, foram entregues 3.635 quilos de alimentos e fornecidos 25 tipos diferentes de hortifrutigranjeiros.

O prefeito Junior da Femac lembra que o Feira Verde, programa que integra as ações na área de segurança alimentar e nutricional, foi lançado no dia 12 de maio no Residencial Solo Sagrado. “As primeiras edições foram um desafio para a equipe da Secretaria da Agricultura. O programa está tendo maciça adesão e gerando expectativa. As pessoas nos encontram e perguntam: quando o Feira Verde vem para o nosso bairro?”, relata Junior da Femac.

O prefeito afirma que, após a consolidação, a equipe já está preparando a fase de expansão. “Com um mês de atividades, o programa já está estruturado e conta com um caminhão e uma câmara fria cedidos pela Autarquia de Educação, o que garante que os alimentos cheguem frescos para os moradores. Agora, a equipe vai implantar uma nova dinâmica visando atender mais bairros durante a semana”, frisa Junior da Femac.

De acordo com Gérson Canuto, secretário municipal de Agricultura, a intenção a partir de meados deste mês é diminuir o tempo de atendimento nos bairros, que atualmente é de 2 horas e passará a ser de 45 minutos. “Com isso, pretendemos atender dois bairros próximos na mesma região da cidade, aumentando o número de regiões atendidas”, projeta Canuto.

Após um mês de atividades, a equipe da Secretaria da Agricultura também já iniciou os retornos. “Já voltamos ao Solo Sagrado e pudemos perceber que na volta a participação das pessoas praticamente dobrou, mostrando que o programa tem a confiança e a credibilidade da população”, avalia Canuto.

O vereador Rodrigo Lievore, que sugeriu a criação do programa para o prefeito Junior da Femac, afirma que a iniciativa apresenta bons resultados. “Foram destinadas toneladas de materiais recicláveis para a Copap, gerando renda para os trabalhadores da cooperativa. Ganham também os agricultores familiares, que fornecem os hortifruti. A gente percebe também, onde ocorreu o retorno, que os terrenos baldios já estão mais limpos, contribuindo com o meio ambiente e aumentando a vida útil do aterro sanitário”, pontua Lievore.

Amanda Tavares, diretora da Escola Municipal Papa João XXIII, localizada na Vila Regina, afirma que o programa também tem um cunho pedagógico. “Fizemos a mobilização da comunidade através dos alunos, informando por meio de bilhete na agenda e dos grupos de whatsapp. Pedimos para os estudantes conscientizarem seus familiares, falando sobre a importância da correta destinação, fazendo a reciclagem do lixo e trazendo para a troca por hortifrutigranjeiros”, reforça Amanda.

De acordo com Edeson Luiz Martins, que trabalha na separação e na entrega das sacolas, os agricultores familiares forneceram 25 itens diferentes até o momento. “Toda semana buscamos apresentar uma novidade, como foi o caso do pão, da geleia de abóbora e de banana, pitaia, uva, bolacha caseira, milho verde, berinjela e do brócolis”, cita Martins, lembrando ainda que neste período também foram distribuídos abacate, alface, almeirão, beterraba, laranja, cebolinha, salsinha, couve-flor, goiava, mandioca, abobrinha, chuchu, repolho, tomate, banana e pimentão.

Bairro

Famílias atendidas

Hortifruti entregues

Solo Sagrado (1a visita + retorno)

180

870 quilos

Adriano Correia

85

500 quilos

Sumatra

135

580 quilos

Jaçanã

95

380 quilos

Recanto do Lago

47

185 quilos

Orlando Bacarin

58

190 quilos

Jardim Marissol

63

220 quilos

Marcos Freire

73

255 quilos

Vila Regina

118

455 quilos

TOTAL: 9 bairros

854

3.635

Publicações Recomendadas