O Programa Feira Verde foi realizado nesta quinta-feira (23/06) nos núcleos habitacionais Dom Romeu Alberti e Djalma Mendes. Essa é a décima região contemplada e 64 pessoas foram até o ponto de troca de recicláveis por hortifruti. Os caminhões da Cocap e do Feira Verde ficaram estacionados em frente da Escola Municipal Juiz Luiz Fernando Araújo Pereira, onde foram entregues durante as atividades 285 quilos de alimentos.

O prefeito Junior da Femac afirma que o programa, além da aprovação junto à população local, também está repercutindo positivamente no Estado. “O programa vem sendo abordado em reportagens de veículos de comunicação, estamos também recebendo pedidos de informações e recentemente membros do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional conheceram o programa’, cita Junior da Femac, que implantou o programa a partir de uma sugestão do vereador Rodrigo Lievore.

EXPANSÃO – O secretário municipal de Agricultura, Gerson Canuto, afirma que o programa no primeiro mês de funcionamento vinha atendendo a uma média de quatro bairros por semana. “Agora, vamos implantar uma nova dinâmica buscando atingir dez bairros por semana. Teremos o Feira Verde na terça, quarta e quinta-feira. A intenção é, em cada dia, fazer dois bairros próximos na parte da manhã e dois na parte da tarde”, explica Canuto.

A nova sistemática passará a vigorar a partir da semana que vem. “No dia 28, vamos estar na parte da manhã fazendo o retorno em dois bairros: no Sumatra, das 9 horas às 10h30, e logo a seguir, das 10h30 às 11h30, no Jaçanã”, detalha Canuto. “Já no dia 30, vamos atender quatro bairros no mesmo dia: o Vale Verde e o Jardim Ponta Grossa, na parte da manhã, e o Parigot de Souza e o Jardim Catuaí na parte da tarde”, completa Canuto, lembrando que o cronograma pode ser consultado no site da Prefeitura (www.apucarana.pr.gov.br).

ALIMENTOS FRESCOS – Conforme Edeson Martins, que trabalha na separação e na entrega das sacolas, os moradores da região do Dom Romeu levaram para casa produtos da agricultura familiar, como geleia de abóbora e goiaba, pão e bolacha caseira. “A cesta também foi composta por repolho, cenoura, brócolis, beterraba, couve-flor, alface, cebolinha, salsinha, almeirão, laranja, tomate e banana”, cita Martins.

Viviane Aparecida Favorete compareceu ao ponto de troca trazendo ao colo a filha Lorraine, de um ano e três meses. Costureira, ela afirma que está sem trabalhar no momento para poder cuidar da criança. “Acompanho a divulgação do Feira Verde pelo facebook da Prefeitura e estava esperando chegar à nossa região. Procuro sempre dar uma alimentação saudável para a minha filha, especialmente nesta fase que ela está, e o programa da Prefeitura está contribuindo neste sentido”, frisa Viviane.

As regras do Programa Feira Verde foram definidas por meio da Lei Municipal 047/2021. A cada quatro quilos de materiais recicláveis (papel, papelão e plástico), as famílias recebem um quilo de hortifruti. Os alimentos são comprados pela Prefeitura dos agricultores familiares, através da Cooperativa dos Cafeicultores do Pirapó (Coocapi). Já o material trazido pelos moradores é recolhido pelo caminhão da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Apucarana (Cocap) e gera renda para os trabalhadores associados.