Teve início nesta sexta-feira (27/05) e prossegue neste sábado na pista do Complexo Esportivo Lagoão em Apucarana, a modalidade de atletismo pela fase regional dos 68º Jogos Escolares do Paraná (JEP´s). A competição reúne alunos/atletas de estabelecimentos de ensino de 16 cidades pertencentes ao Núcleo Regional de Educação (NRE), de Apucarana, sendo nas categorias ACD (alunos com deficiência) e regular (masculino e feminino) nas classes “A” (15 a 17 anos) e “B” (12 a 14 anos).

Nesta sexta-feira pela manhã ocorreu à disputa na categoria ACD e à tarde foi desenvolvida a competição regular na classe “B”. Neste sábado, a partir das 8 horas, acontecem as disputas da classe “A”. Apucarana vem sendo representada por colégios nas classes “A” e “B”.

O professor José Marcelino da Silva, o Grillo, Secretário Municipal de Esportes da Prefeitura de Apucarana, está acompanhando a competição. “Fizemos uma parceria com o Núcleo Regional de Educação e vimos bons atletas no atletismo dos Jogos, com alunos se destacando pelas categorias ACD e regular. São competidores que têm todas as condições de representar o Paraná nos Jogos Escolares Brasileiros. A competição no Lagoão tem o apoio total do prefeito Junior da Femac”, diz o professor Grillo.

Alguns atletas apucaranenses conseguiram boas colocações nesta sexta-feira na disputa regional. O aluno Pedro Henrich Machado de Oliveira, 13 anos, do Colégio Estadual Osmar Guaracy Freire, foi campeão nas provas de 800m e 2.000m. Yohan Gabriel Brandino de Oliveira, 13 anos, do Colégio Estadual Izidoro Luiz Cerávolo, ficou em primeiro lugar na prova de 150m e conquistou a medalha de prata na prova de 800m.

Pelo naipe feminino se destacaram as alunas Gabrielly Eduarda dos Santos de Souza, 13, Andrelize Vitória Pereira da Cruz, 12, do Colégio Estadual Alberto Santos Dumont, e Jady Maria Neves da Silva, 14, do Colégio Platão. Gabrielly ganhou medalha de ouro nas provas de 2.000m e 800m; Andrelize foi prata nos 2.000m e Jady faturou bronze também na prova de 2.000m.

A solenidade de premiação contou com a presença do professor Vladimir Barbosa da Silva, chefe do Núcleo Regional de Educação, e de Patricia Marchi, assistente técnica do NRE.

Todos os atletas de Apucarana que foram premiados defendem também a equipe de atletismo da Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura. Com as boas colocações em casa, Pedro Henrich, Yohan, Gabrielly e Andrelize carimbaram o passaporte para a macrorregional dos JEP´s, marcada de 15 a 19 de junho em Ibiporã.

A competição também vem sendo disputada nas provas de 80m, 100m, 200m, 250m, 400m, 1.000m, 1.500, 3.000m, arremesso do peso e salto em distância.

Nos dois dias de competições no Lagoão, os JEP´s contam com a participação de 163 alunos/atletas defendendo os municípios de Apucarana, Arapongas, Bom Sucesso, Borrazópolis, Califórnia, Cambira, Cruzmaltina, Faxinal, Jandaia do Sul, Kaloré, Marilândia do Sul, Marumbi, Mauá da Serra, Novo Itacolomi, Rio Bom e Sabáudia.

Os Jogos Escolares do Paraná são uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação e do Esporte e da Superintendência Geral do Esporte. O evento conta com o fundamental apoio dos Núcleos Regionais de Educação e das prefeituras municipais.