Quem nunca viu de perto uma serpente de grande porte, gaviões e corujas pode satisfazer a curiosidade ontem, durante a 1ª Exposição de Animais Exóticos de Apucarana. Realizada na praça Valmor Giavarina, a ação chamou atenção de quem passou pela área central e surpreendeu organizadores pela resposta do público.
Figura já conhecida em alguns eventos da cidade, a coruja Lip, do criador apucaranense Fernando Felipe Rodrigues, fez sucesso entre poses para fotos e carícias dos visitantes. A ave divide espaço na casa do apucaranense com o gavião Pegasus e um casal de jibóias – Thor e Sendel – que iniciaram há seis anos a coleção de animais exóticos do criador que tem, ainda, uma criação de roedores para alimentar os predadores.
“Desde criança gostava muito de bichos e agora consegui realizar alguns dos meus sonhos”, diz ele, que é eletricista e estudante de biologia e tem como projeto pessoal tornar a paixão por animais como atividade. “Minha ideia é comprar uma chácara e atuar talvez com visitações e turismo”, comenta.
A paixão pelos animais exóticos também começou cedo para o jardineiro David Peterson, que expos duas de suas jiboias. Ele também uma coruja e lagartos. “Acho importante a gente expor os animais para conscientizar as pessoas a não atacar esses bichos e também da importância de se respeitar a legislação”, comenta.
Ambos os criadores destacam que os animais foram adquiridos em criadouros autorizados pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e, portanto, nasceram em cativeiro. “As cobras e as aves de rapina tem registro junto ao Ibama”, comenta Fernando.
Organizada pela Secretaria da Promoção Artística, Cultural e Turística da Prefeitura de Apucarana (Promatur), a exposição tinha justamente o intuito de promover a conscientização ambiental. “Outra proposta da secretaria é trazer eventos para população da cidade e região no fomento ao turismo”, comenta o diretor da Promatur, Mário Felipe Rodrigues.
Além dos criadores, a feira abriu espaço para o curso técnico em meio ambiente do Colégio Agrícola expor um projeto de aquecedor solar de baixo custo desenvolvido com garrafas pet.
Fonte: Site TNOnline – Jornal Tribuna do Norte: por Adriana Savicki