Marcando o fim das celebrações de março, Mês da Mulher, quadros da artista plástica e empreendedora solidária Greici Keli de Lima Jacinto estão expostos no foyer do Cine Teatro Fênix até esta quarta-feira (31 de março). Ela pinta desde criança, levada pela mãe, que também pinta.  “Eu desenhava muito bem. Quando entrei em um ateliê pela primeira vez, tive certeza de que pintar era o que eu queria fazer na vida”, conta.

Cursou Educação Artística em Londrina e começou a dar aulas de arte para crianças, o que faz até hoje, atualmente na Apae de Apucarana. Segundo Greici Keli, a importância da Rede de Mulheres Solidárias, do Programa de Economia Solidária e Protagonismo Feminino, da secretaria da Mulher e Assuntos da Família, foi decisiva na carreira de pintora. “Conheci o programa, fiz a capacitação e comecei a me envolver com a economia solidária em um momento em que estava perdida, desempregada, triste e depressiva”, relembra a pintora.

Segundo ela, o aprendizado da capacitação permitiu que adquirisse mais segurança para comercializar seu trabalho. “A Rede de Mulheres Solidárias foi fundamental na alavancada que dei no meu ateliê, que fiz em casa. Depois de expor meus quadros no Espaço Mulher, vi que poderia ter uma direção no meu trabalho. Passei a participar de feiras, comecei a ser mais conhecida e a ter encomendas”, afirma. “Fazia muito tempo que não expunha, e estou muito feliz de ter essa oportunidade de mostrar minhas pinturas.”

Economia com propósito

Para a secretária da Mulher Denise Canesin, um dos objetivos mais importantes da economia solidária é o empoderamento feminino. “A mulher mostra as formas mais diversas de empreender depois de passar por nossa capacitação. Por isso, afirmo que a economia solidária é uma economia com propósito. A artista Greici, por exemplo, é professora da Apae e nas horas em que não leciona pode se dedicar à pintura, conciliando arte e profissão.”

Greici Keli foi a responsável pela pintura interna da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no Núcleo Habitacional João Paulo, segundo revela a superintendente da secretaria da Mulher Eliana Rocha. “Essa mostra dos trabalhos da artista plástica é uma grande oportunidade de fazer com que a arte chegue a um público maior e alcance mais visibilidade”, diz Eliana.

 

Publicações Recomendadas