Duas importantes datas relacionadas ao meio ambiente foram celebradas na última semana: o Dia da Árvore (21 de setembro) e o Equinócio da Primavera (22 de setembro). Para comemorá-las e também refletir sobre a importância da natureza, os estudantes da Escola Municipal Albino Biacchi, no Jardim Trabalhista, plantaram, na sexta-feira (23/9), uma muda de Ipê Roxo e outra de Quaresmeira no entorno da instituição de ensino e aprenderam a produzir mudas de árvores em tubetes. A atividade foi desenvolvida em parceria pela Autarquia Municipal de Educação e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

“A sobrevivência da humanidade depende da preservação do meio ambiente. Além de ser importante para a segurança alimentar e hídrica, a natureza nos fornece recursos medicinais e regula a qualidade do ar que respiramos. Neste sentido, ensinar as crianças a valorizar e usufruir dos recursos naturais de maneira responsável é essencial para garantirmos a qualidade de vida das futuras gerações,” afirmou o prefeito Junior da Femac.

A secretária Marli Fernandes destacou que a educação ambiental faz parte do currículo da rede municipal de Apucarana, construído em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular do Paraná (RCPR). “Nós desenvolvemos o projeto Sementes do Futuro em todas as turmas dos centros infantis (CMEIS) e escolas. Por meio dele, os estudantes aprendem a cultivar hortas e jardins, a reciclar o lixo, a utilizar a água de maneira racional, a manter uma alimentação saudável, a combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, entre outros conteúdos que eles levarão consigo por toda a vida,” disse.

Na última sexta-feira (29/9), o secretário de meio ambiente Gentil Pereira, a bióloga Carolina de Cássia Cainelli Oliveira, a engenheira florestal Bárbara de Paula Vasconcellos Dias e a engenheira agrônoma Patrícia dos Santos estiveram na Escola Municipal Albino Biacchi e ministraram a atividade de plantio de mudas aos alunos da sala de recursos, do 1º e do 2º ano do Ensino Fundamental.