Apucarana aparece com destaque no ranking das Cidades Inteligentes no Connected Smart Cities, estudo anual que avalia todos os municípios do país com mais de 50 mil habitantes. Dos 75 indicadores pesquisados, Apucarana tem boa performance nos eixos de urbanismo, com o 16º lugar no Brasil e 4º lugar no Paraná; e 48º lugar no eixo de meio ambiente, ficando em 10º lugar no Estado.

No geral, Apucarana obteve a 86ª colocação no Brasil e 9º lugar entre todas as cidades do Paraná. “Estamos muito orgulhosos pela classificação obtida por Apucarana no estudo “Connected Smart Cities”, da Urban Systems, neste ano de 2023”, assinala o prefeito Junior da Femac.

Conforme enfatiza ele, “os bons resultados são fruto de um trabalho muito abrangente, realizado com diversas parcerias do poder público municipal com importantes parceiros, incluindo as instituições de ensino superior, associações, sindicatos e igrejas”.

Conforme pontua o prefeito de Apucarana, são 75 indicadores avaliados em vários eixos, entre eles destacam-se mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança. “Se manter entre o seleto grupo das 10 cidades inteligentes do Paraná, e das 100 melhores do Brasil, é um resultado muito positivo para Apucarana e sua gente e que merece ser comemorado”, observa Junior da Femac.

Dez cidades paranaenses estão entre as 100 primeiras do ranking geral, com Curitiba (2º lugar) e Londrina (19º) no top 20, sendo apenas o estado de São Paulo com mais cidades neste grupo. As outras cidades que aparecem na lista das mais inteligentes do Brasil são Pato Branco (34º), Maringá (43º), Pinhais (48º), Ponta Grossa (55º), Cascavel (56º), Foz do Iguaçu (82º), Apucarana (86º) e São José dos Pinhais (95º).

RANKING – O Connected Smart Cities envolve empresas, entidades e governos em uma plataforma que tem por missão encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam elas pequenas ou megacidades. Feito com o objetivo de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil, o Ranking Connected Smart Cities traz indicadores desenvolvidos pela consultoria Urban Systems, que qualificam as cidades mais inteligentes e conectadas do País.