A empresa contratada pelo Município iniciou nesta semana a implantação da cobertura no Espaço das Feiras. Ao todo, serão  colocadas 400 placas de um material especial, que diminui o ruído da chuva e também a propagação do calor. A obra, que está sendo erguida ao lado do Cemitério Municipal da Saudade, será um ambiente para feiras, gastronomia e lazer.
O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, esteve no local na manhã desta sexta-feira (19/06) vistoriando o início dos trabalhos. “Está sendo colocada uma telha constituída de material termoacústico, que absorve o barulho da chuva e também o calor do sol”, explica Junior da Femac, prevendo que a colocação de todas as placas levará cerca de dez dias.
Estão sendo colocadas 200 placas na dimensão de 3,51 por um metro e mais 200 no tamanho de 5 metros por um. “Trata-se de um material especial, preenchido com poliuretano e revestido interna e externamente por zinco com pintura epóxi branca”, detalha a arquiteta do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento Apucarana (Idepplan) e responsável pelo projeto, Anellize Alves dos Santos Campana
De acordo com o prefeito, a obra vem avançando de acordo com o cronograma previsto. “A empreiteira licitada já executou a pavimentação do ambiente de carga e descarga destinado aos comerciantes, em uma área de 720 metros quadrados, além de construção de meio-fio”, relata Junior da Femac, acrescentando que as obras da estrutura em alvenaria que abrigará sanitários e fraldário também estão em estágio avançado.
Nesta semana, também já foi iniciado o assentamento do piso externo, além da delimitação das áreas onde serão instalados o parque infantil e a Academia ao Ar livre. “Com a finalização da cobertura, 80% do cronograma terá sido executado, faltando apenas obras de acabamento como o piso interno, pintura e instalação elétrica”, cita Junior da Femac.
O Espaço das Feiras consiste em um grande pavilhão coberto, com área de 1.400 metros quadrados, medindo 100 metros de comprimento por 13 metros de largura.  “Um projeto moderno, pensado com muito carinho pela gestão Beto Preto e que certamente também será um novo ponto de encontro da população apucaranense e de visitantes de toda a região”, projeta Junior da Femac.
Além de 30 pontos gastronômicos fixos, o projeto contempla espaço livre com capacidade para abrigar mais 80 feirantes, com destaque às feiras do produtor rural e do artesanato, que hoje funcionam no Terminal Urbano de Transporte Coletivo Sílvio Stocco.
O projeto deverá receber também, inicialmente uma vez por semana, a Feira da Roupa. “É sempre importante lembrar que Apucarana produz 25% de toda roupa confeccionada no Paraná e vamos garantir um local de comercialização para este importante setor da nossa indústria”, complementa.
O Espaço das Feiras está recebendo investimento municipal de R$ 1,6 milhão, sendo que R$ 1,2 milhão destes recursos são oriundos de devolução da Câmara de Vereadores.  “É uma obra que foi licitada antes do início da pandemia do coronavírus e estamos dando sequência ao cronograma e cumprindo os prazos legais”, observa Junior da Femac.