Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil (18 de Abril), os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) Vila Nova e Um Lugar ao Sol receberam a visita do escritor e poeta Thiago Augusto Zardo. Durante o bate-papo com professores e alunos, na manhã de hoje (16), ele falou sobre a importância do incentivo à leitura desde a primeira infância.
As obras “A menina que gostava de ler” e “O menino que fazia poesias”, compostas por Thiago Zardo, fazem parte dos acervos literários disponíveis nas 60 unidades municipais de ensino. “A Autarquia de Educação equipou cada um dos CMEIs e as mais de quatrocentas salas de aula das escolas com estantes cheias de livros infantis. Por meio do projeto Biblioteca Itinerante, o objetivo é que as crianças tenham sempre uma boa história ao alcance das mãos,” afirmou a secretária municipal de educação, Marli Fernandes.
Os alunos dos CMEIs Vila Nova e Um Lugar ao Sol apresentaram ao escritor um vídeo e um teatro, que foram criados a partir das obras dele. “É uma experiência gratificante ver esse contato das crianças com os livros, mesmo que elas ainda estejam em processo de alfabetização. Quanto antes é despertado o interesse pela leitura, melhores são os resultados. Quem gosta de ler costuma ter um vocabulário mais rico e um pensamento mais crítico,” afirmou.
Thiago Zardo está preparando um novo livro infantil, que deve ser publicado até meados do próximo ano. “Como forma de retribuir a homenagem que eu recebi hoje das crianças da rede municipal, eu quero retornar a esses CMEIs para fazer o lançamento dessa obra,” garantiu.