A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), professora Edna Garcia Gomes Ferreira, pediu nesta semana o apoio do prefeito Junior da Femac, visando à adesão de empresas e de pessoas físicas, para doação de parte do seu imposto de renda em favor de entidades assistenciais.
Acompanhada da presidente da Escola do Desenvolvimento Humano Casa do Caminho (Edhucca), Aída Assunção, a dirigente do CMDCA, Edna Garcia, apresentou um folder de divulgação da campanha e solicitou a ajuda do Município para ampliar as doações.
O CMDCA está cadastrado junto à Receita Federal para receber essas doações . Segundo Edna Garcia, as doações podem ser feitas pelas pessoas físicas que optarem pela declaração completa do IR, podendo chegar até a 6% do valor devido. Já as empresas – pessoas jurídicas – podem direcionar 1% do seu Imposto de Renda em favor do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes.
“As pessoas jurídicas podem doar até 1% do Imposto de Renda, desde que estejam enquadradas na apuração do lucro real”, observa o prefeito Junior da Femac. Conforme explica ele, as doações – sejam de pessoas físicas ou jurídicas – são depositadas em conta do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que é gerido pelo CMDCA.
“Todos os cidadãos podem contribuir para deixar esses recursos em Apucarana e, ao mesmo tempo, colaborar de forma efetiva para apoiar os projetos sociais que contemplam crianças e adolescentes”, defende o prefeito Junior da Femac. Ele cita entre as entidades que podem ser beneficiadas, o Lar Sagrada Família, o Programa Mamãe & Bebê do Providência, o Cepes, o C.A.S.A., a Casa do Dodô, o Comander, e o Educca, entre outros.
Se as pessoas físicas e jurídicas tiverem alguma dúvida em relação às doações em favor do CMDCA, podem consultar seus contabilistas a respeito. A Secretaria Municipal de Assistência Social (34251511) também pode contribuir no processo. E ainda a presidente do CMDCA, Edna Garcia, pelo telefone 999121125. A conta bancária do Fundo Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescente é 71.492-5, agência (0355) do Banco do Brasil.