Representantes do comércio de materiais de construção receberam, nesta quarta-feira (31/08), detalhes de como funciona o sistema “comprasnet” da Prefeitura de Apucarana. O encontro setorizado integra um rol de ações definidas recentemente pelo Comitê Gestor da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas de Apucarana como estratégia para fomentar uma maior participação de empreendedores locais nas licitações realizadas pelo município.

O diálogo, que aconteceu no salão nobre do paço municipal, contou com a participação do presidente do comitê e secretário da Indústria, Comércio e Emprego de Apucarana, Edison Peres Estrope, da secretária Municipal da Fazenda, Sueli Pereira, e da Diretora do Departamento de Licitação da Secretaria Municipal de Gestão Pública, Regina Célia Rossetti, que também integram o comitê, e de representantes da Casas São Paulo, Comacal, Malta e Comercial Ivaiporã. “Este é um trabalho que estamos realizando para que mais apucaranenses forneçam para o município. Nestes encontros, por segmentos econômicos, detalhamos o funcionamento do programa Compras Apucarana e explicamos em linhas gerais como funciona o sistema de pregão eletrônico “comprasnet”, nos colocamos à disposição para auxiliar o empreendedor no que for necessário para que ele ingresse no universo de compras públicas”, esclarece Estrope.

Durante os encontros também serão divulgados editais abertos pelo município. “Nesta ocasião entregamos um direcionado à aquisição de diversos itens fornecidos por empresas do ramo da construção civil”, informa Estrope.

Além do comitê, os empreendedores foram orientados de que podem contar com assessoria gratuita da prefeitura e do Sebrae. “À primeira vista pode parecer um bicho de sete cabeças, mas não é. O sistema é bastante intuitivo e, a partir da primeira vez, o empreendedor já vai perceber que não é complicado como imaginava. Ao capacitar um colaborador para sua utilização sempre que necessário, fica mais simples ainda”, pontua Regina Rossetti, diretora do Departamento de Licitações.

Na empresa há 18 anos, Letícia Porto responde pelo setor de compras da Comacal. Ela conta que nunca teve dissabores ao fornecer para o Município. “Estamos frequentemente participando dos processos de compras públicas em Apucarana e o pagamento sempre aconteceu dentro do contrato”, avaliza.

O incentivo a uma maior participação de fornecedores locais tem como pano de fundo o fortalecimento da economia. “O Município adquire milhões de reais em bens, produtos e serviços que, ao serem fornecidos por empresas locais há garantia de que grande parte destes recursos fiquem e girem na cidade. Mais ICMS, ISS, emprego e renda para a população”, comenta Sueli Pereira, secretária Municipal da Fazenda. Segundo ela, os editais de licitação do município são publicados tanto em diário oficial, quanto na internet através do Portal de Transparência, alojado no site www.apucarana.pr.gov.br.

De acordo o prefeito Junior da Femac, o trabalho do comitê tem somado forças com outras iniciativas da gestão no sentido de criar um ambiente que permita uma participação cada vez maior de empresas locais nos processos licitatórios. “Muitos produtos e serviços acabam sendo fornecidos por empresas de fora e todas as iniciativas que venham informar, assessorar e capacitar nossos empreendedores para o processo de compras públicas tem o apoio da prefeitura”, disse.

O comitê gestor, que mantém encontros quinzenais, conta com representantes da prefeitura, Sebrae, Acia, Sivana, Sivale, instituições de ensino superior (Unespar, UTFPR, FAP e Facnopar) e Associação de Empresas de Micro e Pequeno Porte e Empreendedores Individuais de Apucarana (AMPEC). Mais informações sobre o Programa Compras Apucarana podem ser obtidas pelo telefone 3422-4000, no setor de Compras e Licitações.