Cerca de 240 alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), de Apucarana, subiram ao palco do Cine Teatro Fênix no final da tarde de ontem (26). Eles apresentaram o musical A Festa dos Animais para os pais, familiares e professores que lotaram a plateia.
As aulas de música fazem parte do currículo da rede municipal a partir da educação infantil. “Nós organizamos uma apresentação no final de cada ano para mostrar um pouco daquilo que as crianças aprendem em sala de aula,” explica a secretária municipal de educação, professora Marli Fernandes.
O aprendizado da música na primeira infância ajuda a melhorar a sensibilidade das crianças, a capacidade de concentração e a memória, trazendo benefícios ao processo de alfabetização e ao raciocínio matemático.
“Diferente da visão que perdurou por muito tempo de que as creches eram instituições de assistência social para o apoio às mulheres trabalhadoras, nós entendemos que os CMEIs  vão além disso e são espaços educacionais responsáveis pelo desenvolvimento cognitivo, motor e social das crianças de 0 a 3 anos. Além da oficina de música, os alunos matriculados nessa etapa têm aulas de expressão corporal e desenvolvem projetos que estimulam bons hábitos de higiene, alimentação, respeito à natureza e ao próximo,” detalha a secretária.
A Academia Johann Sebastian Bach, vencedora da licitação, é responsável por ministrar as aulas de música na rede municipal de ensino.