A Autarquia Municipal de Educação organizou, na última quinta-feira (9/2), um encontro entre a coordenadora do polo apucaranense da Universidade Aberta do Brasil (Polo da UAB), Sueli Gomes Rêis Gonçalves, a diretora do Centro de Apoio Multiprofissional ao Escolar (CAME), Léia Sofia Viale, a coordenadora da disciplina de Língua Brasileira de Sinais (Libras), Patrícia de Jesus, e os professores do Centro de Apoio ao Surdo (CAS – Regional Norte), Dionata Sanches, Everton Lisboa e Giovana Oliveira. Durante a reunião, foi alinhavada uma parceria visando à formação continuada dos professores e à inclusão de estudantes surdos na rede municipal de Apucarana.

O prefeito Junior da Femac destaca que o ensino da Língua Brasileira de Sinais faz parte do currículo na rede municipal de educação de Apucarana, para as turmas do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental. “Nós implantamos a disciplina no currículo porque entendemos que todos devem aprender a língua para que a comunicação e inclusão dos surdos aconteçam de maneira efetiva na sociedade. Treze escolas já ofertaram o ensino de Libras no ano passado e, em 2023, o projeto está sendo ampliado e passará a ser efetivado nas 36 escolas da nossa rede,” disse.

Para que a disciplina de Libras pudesse ser implantada no currículo, a Autarquia Municipal de Educação precisou investir na capacitação dos seus professores. “Desde 2015, nós mantemos convênio com o Polo da UAB e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), por meio da qual são ofertados cursos de Libras, dos níveis básico e intermediário, aos docentes. Em 2023, o Centro de Apoio ao Surdo (CAS-Regional Norte), da Secretaria de Estado da Educação, vem somar nesta parceria,” acrescentou a diretora-presidente da Autarquia Municipal de Educação, Marli Fernandes.

Durante o encontro da última quinta-feira (9/2), ficou decidido que os professores do CAS-Regional Norte, Dionata Sanches, Everton Lisboa e Giovana Oliveira, auxiliarão na formação dos professores que irão ministrar a disciplina de Libras nas escolas. Atualmente, nove estudantes surdos e três com implantes cocleares estão matriculados na rede municipal de educação de Apucarana.