Mantendo as 10 vagas ocupadas atualmente pelos profissionais cubanos, Apucarana está na lista dos 2.824 municípios que seguem atendidos pelo programa “Mais Médico” do Governo Federal.
O edital com  8.517 mil vagas para adesão ao programa foi publicado hoje (20) pelo Ministério da Saúde, no Diário Oficial da União. As vagas, abertas para substituir os profissionais cubanos, são para médicos formados em instituição de educação superior brasileira ou com diploma revalidado no Brasil. A publicação do edital faz parte de uma medida emergencial do governo brasileiro após o anúncio, na semana passada, da saída de Cuba do programa “Mais Médicos”.
As inscrições dos médicos interessados em aderir ao programa começam já amanhã, dia 21 de novembro e terminam domingo (25), pelo site maismedicos.gov.br. O profissional deve escolher o município que quer atuar no momento da inscrição e devem começar a trabalhar entre 3 e 7 de dezembro.
A inclusão de Apucarana na relação dos municípios e vagas disponíveis no edital do Ministério da Saúde é vista pelo diretor presidente da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), Roberto Kaneta, como uma boa perspectiva de amenizar o impacto da saída dos médicos cubanos no atendimento em várias Unidades Básicas de Saúde. “Os 10 profissionais cubanos que atuam no município são responsáveis pela realização de cerca de 4 mil consultas ao mês. Eles continuam atendendo em nossa cidade, já que até o momento não recebemos nenhum comunicado oficial para que eles interrompam a sua atuação na nossa rede pública de saúde”, observa Kaneta.
 

Publicações Recomendadas