Com o Programa de Economia Solidária, desenvolvido pela Prefeitura de Apucarana, entre os três finalistas, será realizada na próxima segunda-feira, dia 27, em Brasília, a cerimônia em que vai divulgar o vencedor do 1º Prêmio Cidades Empreendedoras. A premiação é promovida pelo Ministério da Economia, através da Subsecretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato (Sempe) em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

O prefeito Junior da Femac confirmou presença na cerimônia que será realizada às 14 horas, na sede da Enap, na capital federal. Apucarana concorre na fase final com os municípios de Itabira (MG) e Juazeiro do Norte (CE). De acordo com o prefeito, Apucarana participa na categoria destinada a iniciativas implementadas em municípios de 100.001 a 285.000 habitantes. “Estar entre os finalistas dessa importante premiação é um reconhecimento do quanto o programa de economia solidária representa positivamente na vida de centenas de pessoas em nossa cidade. Estamos no caminho certo”, destaca Junior da Femac.

O Programa de Economia Solidária e Protagonismo Feminino de Apucarana é desenvolvido pela Secretaria da Mulher e Assuntos da Família, com apoio da Secretaria da Indústria, Comércio e Emprego e vem, desde 2014, promovendo o empoderamento e protagonismo feminino, inibindo o ciclo de violência doméstica e criando oportunidades de geração de renda.

“O programa atualmente atende 1.300 mulheres e existem 18 pontos de comercialização de produtos de 23 segmentos de produção, com destaque ao artesanato, gastronomia, agricultura orgânica, plantas, entre outros”, informa a secretária da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin.