Cerca de 1.5 mil idosos optaram por receber a vacina contra a gripe sem sair do carro, nesta terça-feira, em Apucarana. O sistema drive-thru oferecido pela Autarquia Municipal de Saúde (AMS) com quadro pontos de vacinação na área de estacionamento do Ginásio Lagoão teve grande aceitação pela população.
Nos demais 21 locais de vacinação, a grande maioria nas escolas da rede municipal e em algumas Unidades Básicas de Saúde, também tiveram grande movimentação hoje. “O atendimento pelo sistema drive-thru no estacionamento do Ginásio Lagoão será mantido nesta quarta-feira, a partir das 10 horas, e se estenderá até esgotar as 500 doses que serão disponibilizadas para aquele local de vacinação”, informa o diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta.
O prefeito Junior da Femac destaca que Apucarana já atingiu 86% do público-alvo desta primeira etapa da campanha. “A meta no município é imunizar 17.210 pessoas, sendo 15.227 idosos e 1.983 trabalhadores da saúde, e temos doses suficientes para todos. A vacinação segue normalmente nos demais locais de vacinação que foram anunciados deste o início da campanha no dia 23 de março”, afirma Junior da Femac, reforçando que no momento da imunização é destinada apenas a pessoas com 60 anos ou mais e aos profissionais da saúde.
Dia 16 de abril começa a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe. A partir desta data o público-alvo será ampliado para professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e pacientes com doenças crônicas como  hipertensão, diabetes, asma, entre outras.
A partir de 9 de maio, Dia D de vacinação, serão vacinadas as crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto), população indígena e portadores de condições especiais. A campanha seguirá até o dia 23 de maio.
Relação dos pontos de vacinação Campanha Nacional Contra Gripe em Apucarana:
Escola Idalice Moreira Prates – Parque Bela Vista
Escola Albino Biachi – Jd. Trabalhista
Escola Monsenhor A. Beltrame – Jd. Colonial
UBS Bolivar Pavão Área externa ( Pátio UBS ) – Jd. América
UBS Raul Castilho Área externa ( Pátio UBS ) – Núcleo João Paulo
UBS Romeu Milane Área externa ( Pátio UBS ) – Centro
UBS Elayne Mazur Área externa (Pátio UBS) – Jd. Interlagos
Escola Edson Giacomini – Núcleo Afonso Camargo
Escola Fernando A. Costa – Residencial Sumatra
CMEI Domingos Marezi – Núcleo Adriano Correa
Escola Luis Carlos Prestes – Vale Verde, Residencial Casa Grande