O diretor do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen-PR), delegado Francisco Alberto Caricati, esteve em Apucarana nesta quinta-feira (30/06). Acompanhado do diretor do Escritório Social do Depen, Everton Rodrigo dos Santos, manteve audiência com o vice-prefeito, advogado Paulo Sérgio Vital, onde apresentou ao município detalhes de um programa estadual de qualificação de mão-de-obra prisional.

“Trata-se de uma ação diferenciada que já tem sido desenvolvida com sucesso em outras unidades carcerárias em cidades como Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu e Cascavel, visando capacitação profissional para uma melhor reinserção social do preso”, explicou Caricati, destacando que o modelo vem sendo referenciado a outros estados brasileiros pelo Ministério da Justiça.

Uma vez desenvolvido no município, revelou o diretor do Depen, seriam beneficiados todos os cerca de 300 presos em regime fechado (homens e mulheres) da Cadeia Pública de Apucarana (popular mini-presídio), quanto os do regime semi-aberto, que atualmente abrange cerca de 80 pessoas. “Em todo o Paraná, já são mais de 40 municípios conveniados à iniciativa, que também conta com parceria da iniciativa privada”, pontua Caricati, diretor do Depen.

O vice-prefeito Paulo Vital, que representou o prefeito Júnior da Femac que cumpria outra agenda oficial, disse que toda iniciativa em prol do ser humano tem o apoio da prefeitura. “Apucarana tem uma grande iniciativa neste sentido também através do Patronato Municipal e parabenizamos ao Governo do Paraná por este programa”, disse Vital.

O que é – Órgão vinculado à Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (SESP-PR), o Depen é responsável pela gestão de todo o sistema penitenciário estadual tendo como missão a reinserção social dos apenados.

Publicações Recomendadas