A Prefeitura de Apucarana reabriu nesta sexta-feira (05/04) o acesso de moradores do Jardim Curitiba, localizado próximo ao Distrito de Vila Reis, à BR-376. Com autorização do Departamento de Estrada e Rodagem do Paraná (DER/PR), máquinas e operários da administração municipal construíram um desvio provisório, que será agora cascalhado em um trecho de 350 metros até a trincheira do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (30º BIMec). Com projeto da CCR Rodonorte e recursos municipais dentro do Programa Interbairros, dentro de 5 a 7 meses o desvio deve dar lugar a uma marginal asfaltada, cuja construção será licitada pela prefeitura.
A obra foi conferida pelo prefeito Júnior da Femac, que é engenheiro civil, e técnicos da CCR Rodonorte. Ele lembrou que com a duplicação da rodovia realizada no trecho, os moradores passaram a ter que percorrer seis quilômetros a mais para chegar ao centro de Apucarana, uma vez que o primeiro retorno está há três quilômetros do bairro. No final do ano passado, um acesso até a trincheira chegou a ser construído pelos moradores, mas foi fechado pela concessionária por motivos de segurança, já que o fluxo era feito na contramão da rodovia. “Primeiramente quero agradecer aos moradores pela paciência. Em nenhum momento deixaram de acreditar no nosso compromisso. Sei que não foi fácil, foram 90 dias de dificuldades, mas agora todos podem saborear essa conquista que foi muito batalhada pela gestão Beto Preto para atender aos cidadãos do Jardim Curitiba”, salientou o prefeito Júnior da Femac.
Ele relata o processo de articulação necessário para a conquista da autorização de execução da obra. “Fui quatro vezes ao DER em Curitiba, cinco vezes à Rodonorte, onde sempre percebi a boa vontade de todos e por isso conseguimos resolver. Estamos na prefeitura para isso, para trabalhar em prol das pessoas sem politicagem e demagogia, resolvendo os problemas da população de Apucarana”, disse Júnior, agradecendo ao presidente do DER/PR, Coronel João Alfredo Zampieri “por ter atendido a esta demanda”, e ao presidente da Rodonorte, Dr. Juvêncio Pires, “por ter entendido a dificuldade das pessoas”. “Fico muito feliz de estar solucionando este problema. Quando falamos que essa administração é dos bairros para o centro, queremos dizer que nenhum bairro vai ficar esquecido sem a resolução de seus problemas. Às vezes não sai no tempo que a gente quer, pois tem a burocracia, mas nenhuma das reivindicações é deixada de lado. Tudo é levado em conta, colocado equipe e buscado recursos para resolver, como está acontecendo neste caso do Jardim Curitiba”, assinalou o prefeito.
Prefeitura vai licitar construção de marginal asfaltada
Com a reabertura do acesso e construção do desvio provisório, os trabalhos agora serão voltados para a licitação da marginal asfaltada, que será financiada pela Prefeitura de Apucarana. “Obras que não estão previstas dentro do contrato do Governo do Paraná com as concessionárias não estão sendo liberadas pelo DER, então a prefeitura assumiu a construção da marginal dentro do Programa Interbairros. Entendemos esse processo, então esse será mais um trecho do programa, idealizado pelo ex-prefeito Beto Preto e que já tirou do isolamento e aproximou inúmeras comunidades em Apucarana”, cita o prefeito Júnior da Femac. O projeto, contudo, será cedido pela Rodonorte. “Com recursos próprios vamos fazer esses 350 metros de via ligando o Jardim Curitiba e toda essa grande zona rural até a trincheira do Exército”, confirmou o prefeito. De acordo com ele, será uma pista larga, de mão-dupla. “Uma marginal definitiva, com estrutura pronta para atender até mesmo tráfego de carreta”, diz. Após a conclusão das obras a prefeitura vai complementar com a instalação de iluminação pública.
O vereador Marcos da Vila Reis avalia que a construção do acesso pela Prefeitura de Apucarana ameniza bastante o problema enfrentado pelos moradores. “Sempre ressaltei que a liberação deste acesso é uma luta e reivindicação justa da comunidade. Perdi o número de requerimentos que fiz à Rodonorte e ao DER através da Câmara. O ex-prefeito Beto Preto, sempre muito empenhado em resolver tudo isso e agora o prefeito Júnior abraçou mesmo a causa e nós conseguimos avançar dando acesso a esta comunidade que merece. Sem esse acesso as pessoas precisam andar mais de seis quilômetros para ter acesso ao centro da cidade”, reforçou o vereador.