Com o objetivo de levar capacitação empresarial a micro e pequenos empreendedores, formalizados ou não, e também a pessoas interessada em abrir o próprio negócio, a Prefeitura de Apucarana juntamente com o campus Apucarana da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Sebrae Apucarana, Sala do Empreendedor e Fomento Paraná, realizam a partir deste dia 7 de março mais um curso de formação.
As inscrições para o curso, que é gratuito, estão abertas e devem ser feitas na Sala do Empreendedor, no térreo da prefeitura. “Serão 18 encontros sobre gestão de negócios, com instruções sobre gestão comercial, financeira, de pessoal, estratégica, com um bônus de mais três encontros sobre licitação. Totalmente gratuito do início ao fim, com aulas das 19 às 22 horas às segundas, terças e quartas-feiras”, assinala Cecília Werneck, coordenadora do Bom Negócio Paraná pela Unespar.
Segundo ela, as pessoas capacitadas pelo curso têm maiores chances de permanecer no mercado. “O conteúdo visa instruir o empreendedor a gerenciar o seu negócio para que ele fique mais sólido, conseguindo um crescimento melhor de maneira a se estabilizar, porque hoje no comércio a concorrência é acirrada e não dá para brincar, senão você perde dinheiro”, destaca Cecília.
O Programa Bom Negócio Paraná é maior iniciativa de capacitação gratuita na área de empreendedorismo no país. Esta vai ser a 14ª turma a ser capacitada em Apucarana, capacitando mais de 700 pessoas. Na área de abrangência da Unespar já são mais de 3 mil pessoas. O secretário Municipal de Indústria e Comércio, Edison Estrope, destaca que a falta de conhecimento na gestão de pequenas empresas é o fator que mais gera falências e a qualificação na gestão de negócios diminuiu essa possibilidade. “Este relacionamento feito dentro do Bom Negócio Paraná tem rendido frutos positivos, tanto é que no ano passado tivemos um crescimento no número de microempreendedores individuais (MEIs). As capacitações têm motivado muitas pessoas, que antes trabalhavam no fundo do quintal, a alavancarem seus negócios. Elas recebem uma orientação ampla. Descobrem que não é só montar uma empresa, é preciso saber como é que vai administrar financeiramente, administrar os recursos humanos, pois administrar pessoas é um dos setores que mais dá trabalho em uma empresa, enfim, recebem todos os fundamentos necessários para frutificar seus empreendimentos”, reforçou Estrope.
Ele destaca aqui que a capacitação em Apucarana inclui a introdução à licitação em órgãos públicos. “Ensinamos aonde eles podem obter mais ganhos, que é a possibilidade de se habilitarem a fornecer seus produtos ou serviços a órgãos do poder público. Não ficar só no “bê-a-bá”. Para se ter uma ideia, só o Município tem um gasto de cerca de R$75 milhões com empresas de Apucarana e a intenção é aumentar. Contudo, apenas 25% deste valor hoje é absorvido por pequenos empresários”, revelou o secretário.
Informações sobre as inscrições devem ser obtidas na Sala do Empreendedor, no térreo da prefeitura. O contato por telefone é o 3422-4000.