A Copel Distribuição S.A. divulgou nesta sexta-feira (17/02) os primeiros resultados do trabalho de regularização do cabeamento de telefonia e internet em Apucarana. Deflagrada na quinta-feira (16/02), o serviço tem como foco a retirada de cabos alocados nos postes de sustentação em desconformidade com as normas técnicas, ou por estarem em desuso (soltos) ou com altura abaixo da regulamentar.

Via assessoria, a concessionária informou que somente no primeiro dia foram regularizadas as fiações em 15 postes, resultando na remoção de cerca de 50 quilos de cabos. A previsão é de que esta primeira etapa, que tem como abrangência a área central da cidade, siga por cerca de 30 dias. Ainda segundo a nota, por questões de segurança, a equipe não atua sob chuva intensa.

O prefeito Júnior da Femac tem acompanhado de perto os trabalhos. Ele frisa que a retirada dos cabos soltos ou com altura abaixo da regulamentada, acontece após esgotado o prazo concedido pela Copel Distribuição S.A., que é responsável pelos postes de sustentação, para que as telefônicas e as provedoras de internet solucionassem de forma espontânea o problema. “Foi um longo processo de cobrança por parte da Prefeitura da Apucarana, que chegou a notificar extrajudicialmente a Copel para que agisse de forma célere na solução das demandas, que são recorrentes em todas as regiões do município”, recorda o prefeito.

De acordo com ele, a retirada dos cabos em situação irregular representa uma vitória de toda a população. “Foram meses de muita cobrança por parte do poder público municipal, que agora chega à sua fase operacional, que restaura a legalidade, que garante uma cidade mais segura para todos”, reforça o prefeito Júnior da Femac. Segundo ele, além do aspecto urbanístico, as irregularidades cometidas pelas empresas de telefonia e internet (cabos soltos ou abaixo da altura regulamentar) colocam em risco a integridade física de pedestres, motoristas e, principalmente, de motociclistas e ciclistas.

O trabalho de regularização é realizado por uma nova equipe da Copel, com dedicação exclusiva à atividade e que, após concluir os serviços na área central, irá seguir com a fiscalização em outras regiões da cidade.