A 11ª Conferência Municipal de Saúde de Apucarana, realizada no último final de semana, aprovou 103 propostas visando à melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O segundo dia do evento, realizado sábado no auditório Gralha Azul do campus da UNESPAR/FECEA, consumiu cerca de 12 horas de debates intermediados pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marcelo Viana de Castro, pelo presidente da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), Roberto Kaneta, e a participação voluntária do palestrante da abertura da conferência, na sexta-feira, Francisco Isaias, de Porto Alegre e especialista em Saúde Pública.
O prefeito Junior da Femac disse que o debate em torno da saúde proporcionado pela conferência é de extrema importância por expor os reais anseios dos usuários e as necessidades de investimentos nesta área. “O resultado será cuidadosamente analisado pela administração municipal e vamos priorizar para colocar em prática. A gestão Beto Preto já mostrou em outras ocasiões que gosta de ouvir à população para saber o que ela espera que seja feito”, afirma Junior.
De acordo com o diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta, as propostas aprovadas servirão de base para elaboração do Plano Municipal de Saúde e da Programação Anual de Saúde. Também foram selecionadas propostas que serão encaminhadas para avaliação na Conferência Estadual de Saúde.
Entre as propostas aprovadas na conferência estão à criação de um atendimento de fisioterapia próprio do município com complementação dos serviços terceirizados, que seja capaz de atender a demanda da cidade; a implantação de Farmácia Municipal com funcionamento 24 horas; a oferta de um programa de vale transporte para os usuários do CAPS AD; e a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde no Núcleo Habitacional Adriano Correia.
Na conferência foram apresentadas 142 propostas levantadas durante as duas pré-conferências que aconteceram no final de fevereiro. Cada uma foi debatida e avaliada por 116 delegados com poder de voto, sendo 103 aprovadas.
Na conferência também aconteceu a eleição da nova composição de entidades titulares para Conselho Municipal de Saúde e ainda eleição de delegados para a 12ª Conferência de Saúde do Paraná, que ocorrerá nos dias 11,12 e 13 de junho, em Curitiba.
A Conferência Municipal de Saúde é realizada a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor novas diretrizes.
 
 

Publicações Recomendadas