O projeto “Conecta Apucarana”, idealizado pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (ACIA), teve seu lançamento oficial na noite de ontem no Cine Teatro Fênix. A iniciativa tem o apoio e participação de instituições universitárias, entidades governamentais estaduais e municipais, além de atores da sociedade local.
A proposta da Acia é fomentar a inovação em Apucarana, estimulando a criação de “startups” e novos negócios, criação de incubadoras e o fortalecimento das conexões que contribuem para o desenvolvimento social e econômico da cidade.
O Conecta Apucarana teve a pronta adesão da prefeitura, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR- Campus Apucarana), Universidade Estadual do Paraná (Unespar/Fecea), Faculdade de Apucarana (FAP), Sebrae, Senai e Sicoob, entre outras entidades.
No evento, o presidente da Acia, Jayme Leonel, explicou que startups são empresas em fase inicial, que desenvolvem produtos ou serviços inovadores, com potencial de rápido de crescimento. “Existe um momento na vida de uma empresa, onde uma equipe multidisciplinar, busca desenvolver um produto ou serviço inovador, de base tecnológica, que tenha um modelo de negócio facilmente replicado e possível de escalar sem aumento proporcional dos seus custos”, comentou.
Segundo ele, uma das características mais importantes de uma startup está em sua capacidade de crescimento, ou seja, de ter seus produtos utilizados por um número grande de pessoas em pouco tempo. “Por essa razão, utilizam de forma intensiva a tecnologia, em especial as tecnologias da informação e a Internet”, avaliou.
HISTÓRICO – O prefeito Beto Preto destacou que os cursos disponibilizados pela FAP, Sistemas de Informação; pela UTFPR, Engenharia de Computação; e Unespar, Ciência da Computação, são um grande trunfo para Apucarana. “Trata-se de um dia histórico para Apucarana. O projeto vai estimular a inovação tecnológica e todos os parceiros estarão juntos, incluindo o Sebrae, Senai, Sicoob e as instituições do nosso pólo universitário”, assinalou Beto Preto.
No lançamento, Beto Preto reiterou seu apoio total ao projeto e anunciou a cessão de um imóvel que era do patrimônio da União, para que a Acia tenha espaço para avançar com startups e uma incubadora de pequenas empresas.
O lançamento do Conecta Apucarana teve como ponto alto uma palestra um especialista na área, o professor Lucas Batista, de São Paulo. O tema abordado foi “A Inovação Desruptiva e seu impacto”.
Do evento também participaram o vice-prefeito Junior da Femac; o secretário da indústria e comércio, Édson Peres Estrope; O diretor da UTFPR (Campus Apucarana), Marcelo Ferreira; o diretor da FAP, Lisandro Rogério Modesto; o diretor da Unespar/Fecea, Daniel Fernando Matheus Gomes; Márcia Kulka, do Senai; Tiago Cunha, professor da Unespar e coordenador do Conecta Apucarana; Beatriz Poleto, do Sebrae; e Osnei Simões, do Sicoob.
Clique e ouça esta matéria
Beto Preto- prefeito de Apucarana
https://soundcloud.com/prefeitura-municipal-apucarana/beto-preto-lancamento-conecta-apucarana-21-08-18
Vanderlei Faganelo- vice-presidente da ACIA
 
https://soundcloud.com/prefeitura-municipal-apucarana/vanderlei-faganelo-lancamento-conecta-apucarana-21-08-18
Osnei Simões- presidente regional Sicoob
https://soundcloud.com/prefeitura-municipal-apucarana/osnei-simoes-lancamento-conecta-apucarana-21-08-18

Publicações Recomendadas