Profissionais do município de Pederneiras, no estado de São Paulo, visitaram Apucarana nesta quarta-feira (16/10). Reunidos com o prefeito Júnior da Femac, a médica veterinária Letícia Dias e Tadeu Berbel, secretário adjunto de Desenvolvimento Agropecuário, revelaram que vieram especialmente para conhecer o sistema de funcionamento do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), implantado pela Prefeitura de Apucarana.
Segundo a veterinária do município paulista, a lei criada em Apucarana se tornou referência para muitas prefeituras. “O teor da lei e o profissionalismo como vem sendo conduzido o processo em Apucarana despertaram o nosso interesse, considerando que também precisamos nos adequar às normas da saúde pública, que estão sendo cobradas pelo Ministério Público”, comentou Letícia Dias.
Os representantes de Pederneiras foram recepcionados pela médica veterinária Thaísa Soethe, que os acompanhou em várias visitas a supermercados, produtores rurais e casas de carnes de Apucarana que já se legalizaram perante o Serviço de Inspeção Municipal (SIM).
O prefeito Junior da Femac destacou que o SIM Apucarana vem sendo aperfeiçoado constantemente. “Nós já recebemos aqui profissionais de Maringá, Califórnia e de outras cidades paranaenses interessados no modelo do serviço de inspeção que Apucarana implantou e vem aperfeiçoando”, explicou Junior, acrescentando que o objetivo é garantir a sanidade de todos os produtos comercializados.
Sancionado em novembro de 2016 pelo então prefeito Beto Preto e implantado em maio de 2017, o SIM Apucarana abrange produtores rurais, bem como empresas como açougues, mercados, supermercados e hipermercados que manipulam e fracionam produtos de origem animal (leite, queijos e derivados, mel, peixes, lingüiça, carne moída, carnes temperadas, embutidos em geral, charques, todos os cortes possíveis nos produtos de origem animal, assim como nas embalagens. O maior objetivo do selo é a garantia de procedência de que os alimentos estão sendo manipulados, embalados, transportados e comercializados dentro de regras técnicas e sanitárias.