Detalhes sobre a programação já definida, horários de funcionamento das barracas e esclarecimentos de dúvidas. Cuidados com as instalações elétricas, manuseio do botijão de gás, medidas de segurança pública e como será o acesso para os veículos. Essas e outras orientações foram repassadas nesta terça-feira (15/01) a comerciantes que vão atuar durante os festejos de aniversário da cidade – agendados para acontecer de 25 a 28 deste mês na Praça Rui Barbosa – durante reunião técnica realizada no salão nobre da prefeitura. Participaram os 23 feirantes da Feira do Entardecer, membros da Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea) e da Rede de Economia Solidária e Protagonismo Feminino da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família e também comerciantes avulsos, que se credenciaram para os festejos.
Coordenada pelo secretário Municipal de Indústria e Comércio, Edson Estrope, a reunião contou com a presença do prefeito em exercício Júnior da Femac, membros da equipe de organização dos festejos, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal de Apucarana e agentes de trânsito. “Estamos preparando uma festa bonita com muito carinho para celebrar os 75 anos da nossa querida cidade. Teremos várias atrações acontecendo, muitas ao mesmo tempo e, cada um de nós tem responsabilidade para o sucesso desta festa, por isso importante colocarem em prática todas as orientações que receberam”, pontuou Júnior da Femac. Ele também solicitou respeito aos horários de funcionamento – 18 até as 23 horas no dia 25; 16 às 23 horas no dia 26; horário do almoço até 24 horas no dia 27; e horário do almoço até as 22 horas no dia 28 – e lembrou da proibição de venda de bebidas alcoólicas para menores de idade. “Não façam isso. Haverá forte fiscalização neste sentido e, se verem acontecer, denunciem”, pediu o prefeito em exercício.
Júnior destacou que a Praça Rui Barbosa será o grande palco dos festejos. “Teremos as barracas da praça de alimentação e dois palcos. O principal, para shows nacionais, e um outro, bem próximo da praça gastronômica, para shows de artistas locais e regionais. Tudo estrategicamente distribuído na Praça Rui Barbosa, que é o cartão postal de Apucarana”, assinalou o prefeito. Com relação ao fechamento da programação, Júnior salientou que a organização aguarda apenas a oficialização do show de renome nacional para a noite de segunda-feira (28/01), que será oferecido pela Rede Massa no evento “Minha Cidade é Massa”. “No mais, já temos definida uma extensa programação, com atividades artísticas, culturais e esportivas, missas e cultos nas diversas igrejas da cidade, passeio turístico e, claro, inaugurações e autorizações de importantes obras públicas”, detalhou, elencando como destaques a apresentação da orquestra sertaneja Facmol e show com o comediante Paulinho Mixaria (25/01), a 57ª Prova Pedestre 28 de Janeiro (26/01), show nacional com Edson e Hudson (27/01), show nacional a confirmar (28/01), além de shows com artistas locais e regionais durante todos os dias.
Durante a parte técnica da reunião, o comandante do 11º Grupamento de Bombeiros de Apucarana, capitão Rodrigo Massayuki Nakamura, salientou que além do aspecto documental (licença), que deve estar em ordem, por ser um evento aberto e que reunirá milhares de pessoas, todos devem ter cuidado para tomar medidas que evitem princípio de incêndio. “Pois é um episódio que pode causar pânico e correria. Assim, as instalações elétricas devem ser bem feitas e, botijões de gás não devem ser trocados durante o funcionamento das barracas. Procurem iniciar os trabalhos sempre com botijão cheio, com mangueira e registros adequados”, assinalou capitão Nakamura.
No tocante à segurança-pública, Major Marcos José Fácio explicou que haverá policiais em todas as ruas de acessos à Praça Rui Barbosa e também equipes em rondas pelo ambiente da festa. “Estamos em negociação com Curitiba para que seja disponibilizada ainda a plataforma elevada com drone, o que se confirmar será de grande contribuição para o policiamento”, comentou o militar.
O comandante da Guarda Municipal de Apucarana, GM Alessandro Carletti, disse que os guardas municipais irão atuar em apoio às forças de segurança pública e, em conjunto com os agentes, dar suporte à ordenação do trânsito. “Qualquer necessidade a população poderá acionar a nossa equipe ligando para o telefone 153”, comunicou.