A empreiteira contratada pelo Município começou nesta semana a implantação do sistema de drenagem na Rua Cristiano Kussmaul, situada na região do Residencial Interlagos. Serão instalados 3.528 metros de tubos, com diâmetros de 40, 60 e 80 centímetros. A reconstrução e modernização da via, que exigirá investimentos de cerca de R$ 3 milhões, vai garantir uma ligação mais rápida e segura ao Contorno Sul.
De acordo com o prefeito de Apucarana, Junior da Femac, o sistema de drenagem prevê ainda a instalação de um dissipador, de caixas de passagem e de 100 bocas de lobo. “Esta via registrava vários pontos em que a água ficava empoçava e agora foi projetado um sistema que suportará o volume das chuvas, garantindo o escoamento da água”, observa Junior da Femac.
Antes do início da obra, foi necessário fazer o deslocamento de 70 postes da rede de energia elétrica. “O Município investiu cerca de R$ 70 mil somente neste serviço, que foi executado pela equipe da Copel. Como a obra prevê o alargamento da pista, os postes tiveram que ser deslocados lateralmente entre 3 e 6 metros”, esclarece Lafayete Luz, diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan).
O prefeito de Apucarana lembra que a obra foi viabilizada com recurso do Banco Fomento Paraná e foi autorizada no início de setembro, com a presença do governador Ratinho Junior. “A nova rua terá 2,3 quilômetros de pista de rolamento com 10 metros de largura, sistema de drenagem, meio-fio, calçadas, rampas de acessibilidade e paisagismo”, completa Junior da Femac.
O prefeito afirma que, até o início da década de 90, a Rua Cristiano Kussmaul era uma via rural de ligação da cidade com o Contorno Sul, Parque Industrial Sul e acesso à estrada do Rio Bom. “A partir da criação do Residencial Interlagos, ela ganhou importância no contexto urbano e surgiu a necessidade de adequação à crescente demanda de tráfego na região. Após uma espera de quase trinta anos, está nascendo a nova Cristiano Kussmaul, que futuramente receberá ainda uma outra faixa de tráfego, passando a ser uma avenida duplicada”, reitera Junior da Femac.
O prefeito de Apucarana lembra ainda que outras duas obras estão sendo executadas no Residencial Interlagos. “Trata-se da Unidade Básica de Saúde que  já está pronta e a construção de uma escola que está em andamento. Além disso, através do governo do Estado, também será implantado um parque linear junto a um fundo de vale localizado nesta região da cidade”, frisa Junior da Femac.

Publicações Recomendadas