Crime ambiental, o descarte irregular de móveis usados, eletroeletrônicos e outros materiais inservíveis de origem doméstica em fundos de vale e terrenos baldios é uma problemática presente em municípios brasileiros de médio e grande portes.

Em Apucarana, um serviço público e gratuito prestado pela Prefeitura de Apucarana tem sido bastante acionado pela população e chamado a atenção de outros gestores municipais, que têm enviado técnicos para conhecer de perto a iniciativa desenvolvida dentro da Secretaria Municipal de Serviços Públicos.

Implantado há dois anos como uma ação piloto, o prefeito Júnior da Femac assinala que hoje o programa apucaranense realiza uma média de mil recolhimentos ao mês. “Um programa robusto, consolidado e de impacto direto na preservação e proteção do meio ambiente”, destaca, pontuando que o serviço integra uma gama de iniciativas de logística reversa desenvolvidas pela administração municipal, como os de recolhimento de pneus inservíveis e o de resíduos das indústrias têxtil e do vestuário.

Além de aprovação da população, Júnior da Femac revela que os resultados positivos em favor do meio ambiente têm gerado interesse de outras prefeituras, que buscam adaptar o programa às suas realidades. “Ficamos orgulhosos em poder compartilhar com outras cidades o know-how que desenvolvemos. A proteção do meio ambiente é uma pauta e luta global”, frisa o prefeito, citando que recentemente as cidades de Ivaiporã e Telêmaco Borba enviaram equipes técnicas a Apucarana.

O superintendente da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Mauro Toshio Kitano, conta que o programa de recolhimento conta com três caminhões e nove servidores públicos. “Dois veículos são utilizados no recolhimento de móveis, eletrodomésticos e todo o tipo de inservível doméstico. Já o terceiro veículo é exclusivo para o recolhimento de galhos”, detalha Toshio, que repassou um relatório de atividades ao prefeito Júnior da Femac. “A partir do recolhimento, providenciamos o encaminhamento ambiental adequado a cada tipo de material”, afirma o superintendente.

O maior volume de chamados ocorre nos dois primeiros dias da semana. “Na segunda e terça-feira nossas equipes chegam a fazer uma média de 80 recolhimentos diários.  No restante dos dias o volume é ligeiramente menor mas, semanalmente, o programa efetiva uma média de 250 recolhimentos”, informa Toshio. A título de curiosidade, ele relata que nestes primeiros meses do ano o sofá é o móvel mais recolhido pelas equipes municipais. “Este programa é uma ação muito eficaz desenvolvida pela gestão do prefeito Júnior da Femac. Não há mais justificativa para a pessoa cometer o descarte irregular”, reforça o superintendente de Serviços Públicos.

Serviço – Solicitações de recolhimento de móveis, eletroeletrônicos e outros inservíveis domésticos, e galhos, devem ser feitas via telefone geral da Prefeitura de Apucarana, no número 3422-4000 – ramais 556 e 557, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. A orientação é que até o recolhimento, o morador mantenha o descarte protegido da chuva, para evitar o acumulo de água e risco de se tornar foco de proliferação do mosquito transmissor da dengue.