A estratégia da Prefeitura de Apucarana de ofertar a vacina contra gripe aos sábados em vários pontos estratégicos foi bem aceita pela população. A Autarquia Municipal de Saúde (AMS) aplicou no último sábado 616 doses, contribuindo para elevar a cobertura da vacinação da campanha nacional contra a influenza para 33,35% no município.

“O percentual de Apucarana está acima do Paraná, de 25,34%, e do Brasil, de 25,88%. Vamos repetir essa mobilização em mais três finais de semana com a oferta de vacinas sempre aos sábados em UBSs, CMEIs, Ginásio Lagoão e no comércio. É uma estratégia que visa ampliar os índices de imunização da população, atendendo principalmente a quem tem dificuldade de acesso ao imunizante durante a semana”, afirma o prefeito Junior da Femac.

Durante a semana as doses da vacina contra a gripe estão à disposição da população de segunda-feira a sexta-feira, de 8h30 as 16h30, em 25 unidades básicas de saúde. As gestantes e puérperas também têm acesso ao imunizante na Casa da Gestante.

O secretário municipal da saúde, Emídio Bachiega, acrescenta que o Ginásio Lagoão também está ofertando a vacina contra a gripe todos aos dias da semana, de 12h30 as 17h30. “Na UBS Bolivar Pavão, no Jardim América, as atividades da sala de vacinas retornaram ao expediente normal, de segunda a sexta-feira, de 8 horas às 16h30. Nos finais de semana também ofertará a doses das 12h30 as 17h30”, informa Bachiega.

A campanha nacional da gripe tem como população-alvo pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas, profissionais de saúde, educação e segurança, entre outros grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.