A 3 dias do encerramento da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo, que acontece nesta sexta-feira (31), Apucarana imunizou 73,52% do público-alvo contra a pólio (paralisia infantil) e 71,80% contra o sarampo. Foram vacinadas 4.742 e 4.631 crianças, respectivamente.
A meta no município é imunizar 6.450 crianças de 12 meses a 5 anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias). “Vamos concentrar esforços para que nossa cobertura vacinal fique dentro dos 95% recomendado pelo Ministério da Saúde”, afirma o diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta.
Além da busca ativa pelas equipes de saúde das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a Autarquia Municipal de Educação está enviando bilhetes nas agendas das crianças dos CMEIS e escolas, alertando as famílias sobre a importância da Vacinação Contra o Sarampo e Poliomielite.
Com vem reiterando ao longo da campanha, iniciada no dia 6 de agosto, o prefeito Beto Preto alerta os pais sobre a importância da vacinação. “Encontrem um tempo até sexta-feira e levem seus filhos em qualquer uma das nossas 23 Unidades de Saúde com sala de vacinação. Depende de vocês esse cuidado essencial a saúde deles”, conclama Beto Preto.
Apenas cinco UBSs não contam com sala de vacina em Apucarana: a Julia Reczkowski, do Núcleo Habitacional Marcos Freire; Rute Eugênio, do Jardim Vale Verde; Philipe Weckewerth, no Jardim Milani; João Marioto, na Vila Formosa; e Elayne Mazur, no Jardim Interlagos. As 23 demais estão abertas para vacinação entre 8 horas e 16h30.
A campanha tem por objetivo:
Público-alvo são crianças de 12 meses a 5 anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias)
– Vacinar quem nunca tomou a vacina
-Completar todo o esquema de vacinação de quem não tomou todas as vacinas
– Dar uma dose de reforço para quem já se vacinou completamente (ou seja, tomou todas as doses necessárias à proteção)
Esse tipo de campanha que inclui o reforço da dose, informa o Ministério da Saúde, acontece de quatro em quatro anos e já estava prevista no orçamento da pasta. Esse ano, no entanto, a campanha é ainda mais importante devido aos casos de sarampo que voltaram a acontecer no Brasil, e a ameaça da poliomielite.