O prefeito Júnior da Femac visitou, na manhã de hoje (18/6), o canteiro de obras do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do Jardim Catuaí. A construção da nova unidade de ensino, que terá capacidade para atender até 120 crianças, com idades entre quatro meses e três anos, está 65% concluída.
De acordo com a secretária de educação Marli Fernandes, a obra está sendo custeada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). “O andamento dos trabalhos depende do ritmo em que governo federal faz o repasse das verbas. Graças ao empenho do prefeito Júnior da Femac e do deputado federal Sérgio Souza, que foram pessoalmente ao FNDE cobrar os recursos, nós temos conseguido fazer a construção avançar,” explicou.
“O CMEI do Jardim Catuaí foi uma conquista do Dr. Beto Preto, quando estava à frente da prefeitura de Apucarana, prevendo que essa região da cidade iria crescer rapidamente. Para que a unidade de ensino pudesse ser construída, a Sanepar precisou instalar uma estação elevatória de esgoto. Isso também fez com que a obra demorasse um pouco mais do que gostaríamos,” lembrou o prefeito Júnior da Femac.
A superintendente de engenharia da Autarquia Municipal de Educação, Miriam Elena Favaretto Corbacho, destaca que o CMEI do Jardim Catuaí terá área de 890,73 m2. “O projeto prevê a edificação de seis salas de aula, cozinha, refeitório, depósito para a merenda escolar, lavanderia, sanitários, fraldário, lactário, solários, entre outros ambientes. Todas as instalações obedecem às normas de acessibilidade, Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros,” disse.
A empreiteira Bizantina Engenharia e Construções Ltda., de Apucarana, é a responsável pela execução do projeto. O valor do contrato soma R$ 1.429.597,00.
“Essa é uma obra bastante esperada pela população. O CMEI Luís Aníbal Matiuzzi, que é o mais próximo, não consegue atender toda a demanda por vagas,” acrescentou a secretária Marli Fernandes.
O prefeito Júnior da Femac estima que a nova unidade fique pronta dentro de 90 dias. “Serviços de acabamento serão feitos a partir de agora, como a colocação de forro e pisos, instalação elétrica, pintura e ajardinamento,” afirmou.
Além desta unidade de ensino, encontram-se em construção no momento, com recursos do governo federal, uma escola municipal no Jardim Interlagos e dois CMEIs no Núcleo Afonso Alves de Camargo e no Residencial Sanches dos Santos.
Já com recursos próprios do município, estão em andamento as reformas e ampliações dos CMEIs Josa Ribeiro e Sol Nascente e das escolas Plácido de Castro, Albino Biacchi, Professor Bento Fernandes Dias, Senador Marcos de Barros Freire, Augusto Weyand, Professor Alcides Ramos e José Idésio Brianezi. Quadras esportivas também vêm sendo construídas nas escolas Juiz Luiz Fernando de Araújo Pereira e Fábio Henrique da Silva.