As antigas telhas de fibrocimento do Cine Teatro Fênix estão sendo substituídas por placas metálicas com revestimento acústico. Além disso, toda a estrutura da cobertura, que tem área de 1.650 metros quadrados, está sendo reforçada com a colocação de terças metálicas.
O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, esteve no local nesta quarta-feira (24/05) vistoriando os trabalhos. “A estrutura da cobertura é a mesma desde quando o espaço foi edificado em 1953. Desde então, a cobertura recebeu apenas uma reforma, que ocorreu em 1978”, observa Junior da Femac.
De acordo com ele, o madeiramento da estrutura do telhado foi reaproveitado. “No entanto, as terças de madeira foram substituídas por terças metálicas, que é um material mais leve e resistente”, assinala Junior da Femac.
O Cine Teatro Fênix tem área total de 3.110 metros quadrados, compreendendo o térreo com 1.618 m2 e outros três pavimentos com 373 m2 cada e ainda um terraço nesta mesma dimensão. “A obra ficou por mais de dez anos parada e a gestão Beto Preto está promovendo a reforma em duas fases. Nesta segunda e última etapa, além da cobertura, as obras nos três pavimentos deixarão esses espaços prontos para uso. Esses ambientes vão receber piso, drywall, banheiro, instalação elétrica, ar condicionado e pintura”, cita Junior da Femac.

Na primeira etapa, realizada em 2019, o Município investiu cerca de R$ 500 mil e agora está aplicando mais R$ 870 mil de recursos próprios. “Por se tratar de um prédio histórico, construído na década de 50, as reformas estão sendo realizadas respeitando o projeto original”, reitera Junior da Femac.

A secretária Promoção Artística, Cultural e Turística da Prefeitura de Apucarana (Promatur), Maria Agar, afirma que o primeiro andar vai receber a Escola Municipal de Artes, com salas para as aulas de música, dança e teatro. “O segundo vai abrigar o Museu Municipal e no terceiro será destinada uma sala para a Banda Municipal, que em seus 50 anos de existência nunca contou com espaço próprio”, ressalta, lembrando ainda que esse pavimento contará também com uma sala multiuso disponibilizada para entidades culturais, como a Academia de Letras, Artes e Ciências Centro Norte do Paraná, que irá transferir sua sede para aquele espaço.