Cerca de 150 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Apucarana participaram hoje (24) de mais uma etapa do ciclo de capacitação iniciado em setembro. Abordando o tema “Saúde do Idoso”, esta é a terceira das oito reuniões técnicas previstas dentro do cronograma de capacitação organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (AMS).
Os temas dos dois primeiros eventos foram “Vacinas” e “Enfretamento da Violência Contra a Mulher”, respectivamente. “Hoje o enfoque é a saúde do idoso, que ao lado das crianças e mulheres, formam os três públicos prioritários da administração municipal. Peço que atendam o idoso como se fosse uma pessoa de sua família, com carinho, atenção e consideração de merecem”, conclamou prefeito.
Nesta semana, Junior da Femac visitou a senhora Augustina Teixeira, moradora da Vila Regina e com 102 anos de idade. “Pude observar o carinho que ela recebe do seu esposo José Teixeira e de toda a família, e isso serve de exemplo para todos, pois precisamos valorizar cada vez mais as pessoas da terceira idade”, frisou.
Junior da Femac também destacou a importância da atuação dos ACSs. “Vocês formam uma equipe fantástica, preparada e que se dedica. Vocês têm na prefeitura uma pessoa que reconhece e valoriza o trabalho que desenvolvem”, afirmou o prefeito.
Os ACS, responsáveis pelas visitas domiciliares, fazem parte das equipes de Saúde da Família das Unidades Básicas de Saúde, ao lado de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.
Esses servidores representam a equipe com maior número de profissionais dentro da AMS e realizam um trabalho de grande importância no dia a dia da saúde pública municipal.
O ciclo de capacitação dos ACS atende uma reivindicação dos próprios profissionais, intermediada junto à administração municipal pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Apucarana.