O Centro de Iniciação Esportiva (CIE), em construção junto ao Parque Japira, no Jardim América, deve ser concluído até o final de outubro. A informação foi repassada nesta quarta-feira (19/09) ao prefeito em exercício de Apucarana, Júnior da Femac, durante reunião técnica com os secretários municipais Herivelto Moreno (Obras) e Jossuela Pinheiro (Esportes e Juventude).
Com mais de 70% do cronograma executado, a projeção é de que o espaço possa ser inaugurado pelo prefeito Beto Preto a tempo de receber o 7º Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (PARAJAPs), competição do Governo do Paraná que acontece em Apucarana de 14 a 18 de novembro. “Este é um equipamento de promoção do esporte que vai beneficiar uma grande região de Apucarana. A maior obra do setor nos últimos 30 anos, com porte semelhante o do Complexo do Lagoão, que estará aberto a toda a comunidade, sediando escolinhas e atividades esportivas voltadas a todas as faixas etárias e credenciando a cidade a receber mais eventos de porte estadual e até nacional”, destacou Júnior da Femac.
Parte do legado olímpico, o CIE foi idealizado para atender prioritariamente áreas de vulnerabilidade social. O espaço terá 3.750 metros quadrados de área construída, com investimento na ordem de R$ 4,1 milhões de recursos conquistados a fundo perdido junto ao Ministério do Esporte. “A construção do CIE foi fruto da firme decisão política do prefeito Beto Preto, da competência técnica das nossas equipes de Engenharia e de Esportes mas, sobretudo, da articulação em Brasília do Arilson Chiorato. Não fosse o trabalho dele, Apucarana não teria conseguido essa obra”, revelou Júnior da Femac. De acordo com o prefeito em exercício, dos 20 CIEs previstos para o Paraná, o Governo Federal liberou apenas cinco projetos. “Um deles foi o de Apucarana, graças ao empenho do Arilson em favor da cidade”, reforçou Júnior da Femac.
Apucarana foi contemplada com o Modelo III de CIE, o maior oferecido pelo Governo Federal dentro do programa, possibilitando o desenvolvimento de até 13 modalidades olímpicas, sete paraolímpicas e uma não-olímpica. “Fiscalizamos de perto a execução da obra e todos os meses realizamos a medição, que é enviada à Caixa Econômica Federal para liberação do pagamento, cujos recursos assegurados estão disponíveis em sua totalidade em conta bancária específica. Toda a parte bruta do complexo já foi executada, restando poucos detalhes agora para sua conclusão, como o revestimento da quadra poliesportiva coberta e da mini-pista de atletismo. Com isso, até o final de outubro a empreiteira deve liberar a obra para que possa ser inaugurada”, relatou Herilveto Moreno, secretário Municipal de Obras.
Na visão da secretária Municipal de Esportes e Juventude, Jossuela Pinheiro, o Centro de Iniciação Esportiva (CIE) será um espaço de fortalecimento do esporte em Apucarana. “É um espaço grandioso, uma bela conquista do prefeito Beto Preto. Estamos ansiosos para o início das atividades”, disse Jossuela. Ela salienta que a prefeitura já tem um plano de gestão para o local, que estará aberto à comunidade em três períodos. “Inicialmente serão desenvolvidos o atletismo, badminton, basquetebol, futsal, handebol, judô, taekwondo, tênis de mesa e voleibol. A modalidade paraolímpica escolhida é o vôlei sentado. Além do incentivo ao esporte de formação e competição, realizaremos também atividades direcionadas à terceira idade”, relata Jossuela, lembrando que após a inauguração novas modalidades poderão ser agregadas.
Além da estrutura voltada ao esporte, como quadra poliesportiva coberta com medida oficial, arquibancada e tabelas de basquete móveis (que contribuem para ampliar o espaço quando necessário), pista de atletismo com dimensão de 120 x 10 metros, o CIE é dotado de área de apoio para administração, sala de professores e técnicos, vestiários, enfermaria, copa, depósito, academia e sanitário, além de um tatame para artes marciais que será implantado sobre o mezanino. “Outra grande marca do CIE é a engenharia voltada para a acessibilidade dos esportistas e do público”, concluiu a secretária.
Clique e ouça a matéria
Herivelto Moreno- secretário de Obras