Um caminhão, que era utilizado no combate a incêndio pelo Corpo de Bombeiros, foi repassado para a Superintendência Municipal de Trânsito. O Município investiu R$ 150 mil na adaptação do veículo, que será utilizado na realização de serviços emergenciais necessários para garantir a fluidez no trânsito.

De acordo com o prefeito Junior da Femac, o caminhão havia sido comprado com recursos do antigo Funrebom e agora foi devolvido ao Município. “Nós temos várias atividades em que dependíamos da terceirização e que agora, com esse caminhão, o próprio Município poderá executar diversos serviços, garantindo mais agilidade no atendimento”, frisa Junior da Femac.

De acordo com Carlos Mendes, diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), na adaptação que foi feita o caminhão passou a contar com guincho com cesto, tanque de água e dispositivo para pequenos serviços de pintura. “Além disso, o caminhão tem disponibilidade de energia. Com isso, não vamos depender mais de um ponto fixo de energia pública ou ter que pedir emprestado de uma residência para executar determinado serviço”, pontua.

Carlos Mendes explica que o caminhão será utilizado em pequenos serviços, mas que são emergenciais. “Ninguém consegue programar quando o sinaleiro estará no piscante ou quando será necessário trocar uma LED. É algo que precisa resolver na hora”, reitera, salientando que a equipe já está sendo treinada para operar todos os equipamentos, que são eletrônicos.

Agora também, em casos de acidentes, o caminhão terá condições de retirar o veículo da pista para desobstruir o trânsito. “Também teremos condições de fazer a retirada de uma árvore que durante um vendaval caiu e está bloqueando uma via”, completa.

Mendes lembra que a Superintendência de Trânsito possui o Centro de Controle Operacional que faz, através de câmeras, o monitoramente do fluxo em diversos pontos da cidade. “A população também pode comunicar situações, como semáforo desativado, placa caída ou galhos que estão encobrindo a visão do sinaleiro, pelo telefone 3034-4423”, informa o diretor-presidente do Idepplan.