Termina amanhã (20) o prazo para cadastramento para as Pré-conferências Municipal de Saúde de Apucarana. A Autarquia Municipal de Saúde intensificou nos últimos dias a mobilização para a participação nestes eventos que visa propor, discutir e definir ações futuras que possam melhorar o atendimento da saúde pública no município.
O prefeito em exercício, Junior da Femac, participou pessoalmente de dois encontros com conselhos locais de saúde na semana passada, fortalecendo a mobilização da AMS para atrair a maior representatividade possível nas pré-conferências. “É muito importante ouvir o que a população tem a dizer para que possamos fazer as mudanças que atendem a necessidade dos apucaranenses também nesta área. Será uma consulta popular e o que for decidido vamos realizar. Onde há participação maior, a conquista é mais rápida”, conclamou Junior da Femac.
O prefeito em exercício enfatiza que a conferências municipais vai de encontro ao mandado participativo implementado por Beto Preto. “Essa gestão além de gostar de ouvir, cumpre, coloca em prática o que é decidido nas conferências. Podemos comprovar isso com resultados das conferências da “educação” e das “cidades”. Hoje, a nossa educação atingiu nível de ensino de destaque no Paraná e no País e os avanços na infraestrutura é um divisor de águas”, afirma Junior, citando como exemplos a abrangência das obras de pavimentação asfáltica, ampliação da rede de esgoto e a mudança no plano diretor que permitiu a cidade vivenciar uma nova realidade nos empreendimentos verticais. “São nada menos que 20 prédios em construção na cidade no momento”, destaca.
As Pré-conferências de Saúde vão acontecer em dois dias. A primeira, voltada aos usuários da saúde, vai acontecer no dia 23 de fevereiro, às 13 horas, no Colégio Estadual Nilo Cairo. A segunda, destinada a trabalhadores e prestadores, está agendada para dia 25 de fevereiro, às 18 horas, no Polo da UAB.
“A pré-conferência é o momento de apresentar idéias que irão subsidiar a gestão municipal com novas propostas para inclusão no planejamento da saúde”, reitera o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marcelo Viana de Castro.
“Na pré-conferência também são eleitos os delegados para 11ª Conferência Municipal de Saúde que irá acontecer nos dias 5 e 6 de abril, na Unespar/FECE.  “Legitimados pelo seguimento que representam são os delegados que irão aprovar ou não  as propostas tiradas nas duas pré-conferências”, complementa Viana.
Cadastramento
O cadastramento, cujo prazo termina amanhã, é fundamental para legitimar a participação das entidades e instituições nas pré-conferências. Garante o poder de voto e outras formas de representatividade. O chamamento para a inscrição é direcionado especialmente a entidades e instituições que representam os trabalhadores da saúde e outras áreas, prestadores de serviços da AMS e entidades da sociedade civil organizada como associações de moradores, conselhos locais de saúde, ONGs da terceira idade, sindicatos, clubes de serviços e instituições religiosas.
As inscrições são feitas no Conselho Municipal de Saúde, que funciona em uma das salas do andar térreo da Autarquia Municipal de Saúde, localizada na Rua Miguel Simeão, 69, falar com Leandra. Mais informações pelo telefone 3162-3062.
A documentação que deve ser apresentada no ato do cadastramento pode ser conferida no site da prefeitura www.apucarana.pr.gov.br. , clicar no banner na página inicial.